PSD / Flickr

Manuela Ferreira Leite

Rui Rio tem carta branca de Manuela Ferreira Leite para vender a alma do PSD ao diabo de modo a afastar PCP e Bloco de Esquerda do poder. É assim que a antiga ministra de Cavaco Silva reage às declarações de Rio sobre a viabilização de um governo PS.

Perante a vitória de Rui Rio na corrida pela presidência do PSD, Manuela Ferreira Leite apoia as declarações do novo líder social-democrata que admitiu viabilizar um governo PS, caso o seu partido não vença as próximas eleições legislativas.

“Da mesma forma que o Bloco de Esquerda e o PCP têm vendido a alma ao diabo, exclusivamente com o objectivo de pôr a direita na rua, eu acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua“, considera Manuela Ferreira Leite em entrevista na TSF.

Por outro lado, Marques Mendes, no seu habitual espaço de comentário na SIC, considera que Rio deve evitar o “discurso do diabo”

, bem como demonstrar “ambição e espírito reformista”.

O novo líder do PSD enfrenta quatro desafios fundamentais no futuro imediato, segundo Marques Mendes – “unir o partido”, evitar a “balcanização” do PSD, assumindo um “sentido integrador”, apostar na “renovação da linguagem e dos protagonistas” da sua equipa dirigente, pois “os portugueses estão fartos de ver sempre as mesmas caras”, e promover a “construção de um projecto alternativo de Governo”.

Marques Mendes defende também a saída de Hugo Soares da posição de líder parlamentar do PSD, pelo simples facto de que foi apoiante de Santana Lopes, o opositor de Rio na corrida eleitoral pela liderança dos sociais-democratas.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]