d.r. fcporto.pt
A versão 2014/15 do plantel do FC Porto terminou hoje a sua apresentação oficial com um nulo frente ao Saint-Etiénne, numa partida em que revelou o “emperro” típico de início de temporada, mas com bons apontamentos de alguns reforços.
Julen Lopetegui apresentou duas equipas distintas nas duas partes do encontro, o que revela pouco, ainda, quanto à titularidade, com nota para a boa forma dos dois laterais, Danilo e Alex Sandro, e a inteligência do médio criativo Óliver Torres.
O jogador espanhol, ex-Atlético de Madrid, esteve muito bem no processo ofensivo, “cimentando” os setores durante as transições, assim como o avançado guineense Sami (ex-Marítimo), chamado à posição de ponta-de-lança, mas sempre disponível para o início da pressão defensiva.
Rúben Neves foi o terceiro reforço no onze inicial e o jovem de 17 anos não se intimidou com a chamada à posição de trinco, que nos últimos seis anos havia pertencido a Fernando, agora no Manchester City, e até foi protagonista de um perigosíssimo remate, à entrada da meia-hora.
Porém, a melhor oportunidade de golo no primeiro tempo surgiu da iniciativa individual do mexicano Herrera
, que só uma boa defesa de Jessy Moulin evitou que resultasse no primeiro golo do encontro, aos 21 minutos.No segundo tempo, Lopetegui trocou vários jogadores, fazendo entrar reforços Tello (ex-Barcelona), Adrián Lopez (ex-Atlético de Madrid), Brahimi (ex-Granada) e Casemiro (ex-Real Madrid), assim como o colombiano Quintero.
Adrián Lopez dispôs de uma boa ocasião nos primeiros minutos após o reatamento, mas pertenceram ao guarda-redes Fabiano os momentos seguintes de protagonismo, já que os franceses apareceram mais rematadores, enquanto os portistas Casemiro e Brahimi revelavam dificuldade de posicionamento a defender e a atacar.
Até final, muito pelo efeito de início de época, os portistas revelaram ainda alguma “ferrugem” e só não acabaram com uma derrota o jogo de apresentação porque Kevin Monnet, nos últimos minutos, falhou o alvo.
FCPorto / Facebook
Apresentação do plantel do FC Porto 2014-2015