O FBI alertou a população mundial para a existência de um vírus informático oriundo da Rússia, capaz de aceder a qualquer router doméstico, bloqueando o acesso à internet no telemóvel e computador, e recolhendo informações dos utilizadores.
As autoridades aconselham que todos os utilizadores reiniciem os seus routers: “O FBI recomenda que qualquer proprietário de pequenas empresas ou habitações reinicie os seus dispositivos de modo a interromper temporariamente o malware e ajudar na identificação de potenciais aparelhos infetados”, pode ler-se no comunicado publicado no seu site oficial.
Fernando Suárez, vice-presidente do Conselho Geral de Colégios de Engenharia Informática da Espanha, consultado pelo El País, explica que fazer reset ao router não é uma solução definitiva. “Reiniciar um router pode devolvê-lo a um estado prévio ao da sua infeção, mas não o protege contra uma nova”, explicou o especialista.
Segundo Suárez, o router é sempre um dispositivo “mais vulnerável”, já que geralmente é comercializado com a configuração de fábrica, “e em ambientes pequenos não são protegidos com ferramentas como antivírus”.
Atualizar os antivírus e trocar as passwords das contas pessoais e dispositivos eletrónicos são outras das medidas aconselhadas.
Segundo o El País, ainda não é conhecido o alcance do vírus, mas estima-se que existam mais de meio milhão de routers afetados em todo o mundo. E, tendo em conta a configuração em rede deste tipo de ataques, é provável que os números continuem a crescer exponencialmente.
“BadRabbit” é o nome do software informático criado pelos hackers “Sofacy Croup”, que levou o FBI a lançar o alerta mundial, de acordo com a TSF.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Apelo ao histerismo público, psicologia de multidões aperfeiçoada pelos nazis da primeira geração, Russofobia, e fobia do bom senso