Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O preço da eletricidade para os clientes domésticos que fazem parte do mercado regulado deve aumentar 0,1% já em 2019, o que implica, em média, um aumento 5 cêntimos na fatura mensal das famílias portuguesas.
A notícia é avançada nesta terça-feira pelo Jornal de Negócios, que cita as estimativas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Nos últimos 18 anos, só em 2018 é que se registou uma descida nas tarifas da eletricidade – o ano passado a descida foi de 0,2%. Já no próximo ano, volta a verificar-se a tendência de subida de preço, devido ao facto de os preços grossistas no mercado ibérico terem atingido máximos históricos, explica o diário.
De acordo com a entidade reguladora, a alta de preços nos mercados internacionais deverá manter-se em 2019. Além disso, prevê ainda que estes aumentem em cerca de 20%. A proposta de atualização das tarifas feita pela ERSE – que abrange 1,15 milhões de clientes – vai no sentido de tentar mitigar este aumento.
De forma a reduzir o impacto do aumento previsto, a ERSE vai reduzir em 11% as tarifas de acesso à rede e em 15,1% as tarifas de uso global do sistema.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
O governo promete redução de IVA só para a "potência" da electricidade ( que é uma parte residual da factura ), e só para os utilizadores com potências ate 3,45kVA ( novamente parte residual dos consumidores ).
Com este aumento anunciado da ERSE, a maioria dos portugueses VAI TER UM AUMENTO NAS SUAS FACTURAS !!!
São as promessa de Costa, a enganar tolinhos !!