A Águas de Portugal alertou esta quinta-feira para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa em que falsos funcionários tentam agendar visitas a domicílios para depois vender produtos.

A empresa já recebeu várias denúncias de consumidores, que foram contactados por um suposto funcionário para agendar uma visita para verificar a qualidade da água que sai da torneira.

Em informação prestada à Agência Lusa, fonte oficial da Águas de Portugal disse que a maioria dos casos aconteceu na região da grande Lisboa mas que também já se registaram situações semelhantes nos distritos de Leiria, Santarém e Setúbal.

Quando as visitas se concretizaram terminaram com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros, disse a fonte.

A Águas de Portugal garante que não faz a recolha de amostras de água para análise da qualidade dentro das casas, e que se tal acontecer será a título excecional e previamente comunicado aos consumidores por meios oficiais.

E acrescenta que os técnicos que desloquem a casa dos consumidores estão sempre devidamente identificados.

Situações relatadas nas redes sociais

Alegados “esquemas” de marcação de análises como pretexto para a venda de produtos têm sido denunciados pelos consumidores nas redes sociais.

Recentemente, veio a lume uma situação relatada no canal /r/portugal/ do Reddit por um utilizador que terá sido “abordado à saída de um hipermercado por 3 raparigas” para agendar uma análise à qualidade da água de sua casa. A sua namorada teria que estar presente durante as análises, porque seria “mais fácil de o convencer a comprar”.

Segundo Sotoon, redditor que por casualidade tem conhecimento em análises químicas, na data marcada foi visitado por um comercial da empresa em causa, com “uma mala de alumínio onde trazia o kit dele”.

No relato da visita, o utilizador descreve as técnicas de venda do comercial, e desmonta a sua argumentação “científica”.

 “Sabia que a organização mundial de saúde disse que o cloro é a principal causa de cancro nas pessoas e que o cloro está presente na água?” e eu “O que?? Olhe que não me parece… vamos à internet verificar isso”, onde dizia que as principais causas de cancro eram o tabaco, stress, alimentação mas nada apontava para o cloro na água.

Sotoon descreve detalhadamente os cinco “testes” que o comercial efectuou para lhe provar que a água de casa teria má qualidade.

Terceiro teste: Ele pôs água da torneira a ferver numa panela e no fim fez uma medição com o aparelho de EC, e deu um valor ainda mais alto do que na água da torneira e ele tentou com isso provar-me que a água fervida ainda faz pior ao organismo do que a água não fervida porque a água boa evapora e só ficam as impurezas, mas acho que o que acontece é que um pouco do ferro da panela passa para a água enquanto ela está a ferver e por isso aumenta os níveis de condutividade. Podia ter refutado as afirmações dele a ferver água destilada.

Quarto teste: Ele meteu iodo na água, a água ficou castanha, depois meteu lixívia e a água voltou a ficar translúsica. Com esse teste ele tentou comprovar que a água da companhia está totalmente porca mas eles metem lixívia para disfarçar. Ri-me porque aquele teste não provava nada, só provava a tintura de iodo ficava translúcida com a lixívia.

Segundo Sotoon, o objectivo final do vendedor, depois de “provar a má qualidade da água”, seria a venda de um aparelho de filtragem, por um valor aproximado de 3500€, cujo valor de mercado é na realidade próximo dos 200€.

O redditor resume num parágrafo final as suas conclusões acerca da empresa:

Engana as pessoas com truques básicos de ciência, mentiras, desinformação e vende um produto por um preço muito mais elevado do que aquilo que vale, sendo que a utilização da água desse produto é nociva à saúde das pessoas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]