A Águas de Portugal alertou esta quinta-feira para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa em que falsos funcionários tentam agendar visitas a domicílios para depois vender produtos.
A empresa já recebeu várias denúncias de consumidores, que foram contactados por um suposto funcionário para agendar uma visita para verificar a qualidade da água que sai da torneira.
Em informação prestada à Agência Lusa, fonte oficial da Águas de Portugal disse que a maioria dos casos aconteceu na região da grande Lisboa mas que também já se registaram situações semelhantes nos distritos de Leiria, Santarém e Setúbal.
Quando as visitas se concretizaram terminaram com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros, disse a fonte.
A Águas de Portugal garante que não faz a recolha de amostras de água para análise da qualidade dentro das casas, e que se tal acontecer será a título excecional e previamente comunicado aos consumidores por meios oficiais.
E acrescenta que os técnicos que desloquem a casa dos consumidores estão sempre devidamente identificados.
Situações relatadas nas redes sociais
Alegados “esquemas” de marcação de análises como pretexto para a venda de produtos têm sido denunciados pelos consumidores nas redes sociais.
Recentemente, veio a lume uma situação relatada no canal /r/portugal/ do Reddit por um utilizador que terá sido “abordado à saída de um hipermercado por 3 raparigas” para agendar uma análise à qualidade da água de sua casa. A sua namorada teria que estar presente durante as análises, porque seria “mais fácil de o convencer a comprar”.
Segundo Sotoon, redditor que por casualidade tem conhecimento em análises químicas, na data marcada foi visitado por um comercial da empresa em causa, com “uma mala de alumínio onde trazia o kit dele”.
No relato da visita, o utilizador descreve as técnicas de venda do comercial, e desmonta a sua argumentação “científica”.
“Sabia que a organização mundial de saúde disse que o cloro é a principal causa de cancro nas pessoas e que o cloro está presente na água?” e eu “O que?? Olhe que não me parece… vamos à internet verificar isso”, onde dizia que as principais causas de cancro eram o tabaco, stress, alimentação mas nada apontava para o cloro na água.
Sotoon descreve detalhadamente os cinco “testes” que o comercial efectuou para lhe provar que a água de casa teria má qualidade.
Terceiro teste: Ele pôs água da torneira a ferver numa panela e no fim fez uma medição com o aparelho de EC, e deu um valor ainda mais alto do que na água da torneira e ele tentou com isso provar-me que a água fervida ainda faz pior ao organismo do que a água não fervida porque a água boa evapora e só ficam as impurezas, mas acho que o que acontece é que um pouco do ferro da panela passa para a água enquanto ela está a ferver e por isso aumenta os níveis de condutividade. Podia ter refutado as afirmações dele a ferver água destilada.
Quarto teste: Ele meteu iodo na água, a água ficou castanha, depois meteu lixívia e a água voltou a ficar translúsica. Com esse teste ele tentou comprovar que a água da companhia está totalmente porca mas eles metem lixívia para disfarçar. Ri-me porque aquele teste não provava nada, só provava a tintura de iodo ficava translúcida com a lixívia.
Segundo Sotoon, o objectivo final do vendedor, depois de “provar a má qualidade da água”, seria a venda de um aparelho de filtragem, por um valor aproximado de 3500€, cujo valor de mercado é na realidade próximo dos 200€.
O redditor resume num parágrafo final as suas conclusões acerca da empresa:
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]Engana as pessoas com truques básicos de ciência, mentiras, desinformação e vende um produto por um preço muito mais elevado do que aquilo que vale, sendo que a utilização da água desse produto é nociva à saúde das pessoas.
Vieram hoje a minha casa, na zona do Porto. Veio cá uma mulher, que estava à espera da presença dos meus pais e não com a minha presença. A empresa supostamente chama-se acquarobot. Omiti o facto de ser Bioquímica e fiz questão de ouvir tudo o que queriam dizer até ao fim.
Nunca ouvi tanta barbaridade na vida. Fizeram todos os testes referidos e mais alguns. Testes com o iodo, cloro, lixivia, etc acompanhando-se de estatisticas falsas para justificar os resultados dos seus testes. Chegaram ao ponto de alegar que a camada de metais (sodio, calcio, etc) que surge após a eletrolise da água que fizeram, era na verdade fezes (barbaridade descomunal).
No fim, quando os confrontei com o facto de que estavam a fazer testes fraudulentos, ainda fui insultada.
É uma realidade muito triste, porque infelizmente muitas pessoas vendo os resultados destes testes e recebendo explicações tao disparatadas obvio que acreditam que precisam desse aparelho.
Por fim, para as pessoas que comentaram em cima sobre noticias de microorganismos na agua que a tornam impropria para consumo. A pouca quantidade de lixivia que é adicionada á água no seu tratamento, nao é prejudicial à saúde e torna a água estéril e portanto, livre desses microorganismos. Em adição, o simples ferver da agua quando cozinhamos mata quase na totalidade todos os microrganismos que possam nela estar presentes.
Não se deixem enganar. As maquinas que eles tentam vender têm um preço 200 euros. Nunca os 2500 que hoje me tentaram cobrar.