Mais dores de cabeça para a Volkswagen que, desta vez, têm a ver com uma falha na segurança que pode permitir aos ladrões mais engenhosos abrir as portas dos carros equipados com um sistema de abertura por controlo remoto.
A vida não está fácil para o grupo alemão Volkswagen.
Depois do escândalo à volta da manipulação do resultado dos testes das emissões de carbono dos motores da marca – que afectou inúmeras marcas mas ficou conhecido como escândalo Volkswagen, foi agora revelada uma falha que afecta as viaturas da marca.
Segundo a revista Wired, um novo “hack” que explora vulnerabilidades dos sistemas wireless dos automóveis permite aceder à sua ignição, e arrancar a viatura sem necessidade de chave.
O problema, conta a Euronews, é que a falha se aplica a praticamente todos os carros construídos pelo grupo nos últimos 20 anos, ou seja, cerca de cem milhões de veículos
.A descoberta foi feita pela mesma equipa de investigadores da universidade de Birmingham que tinha já revelado, o ano passado, um estudo sobre uma falha com a segurança da ignição dos automóveis da marca.
A falha tinha sido descoberta em 2013, mas um processo em tribunal adiou a sua divulgação.
As falhas agora descobertas, que afectam todas as marcas do grupo, incluindo Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, vão ser reveladas com mais detalhe numa conferência que terá lugar esta semana em Austin, nos Estados Unidos.
ZAP / Euronews
vá lá que são só 100 milhões ! ufa !