Mesmo depois do escândalo do Cambridge Analytica, com o uso indevido de mais de 87 milhões de dados de contas do Facebook, a empresa ainda parece ter uma relação, no mínimo, curiosa com os seus utilizadores.

Algumas pessoas repararam que a aplicação da rede social começou a pedir um novo tipo de permissão em aparelhos Android, chamado Superutilizador.

Pelas imagens divulgadas via Twitter, o pedido daria acesso ao Facebook a todos os dados e dispositivos do aparelho, por um período indeterminado. Um aviso do Android alerta o utilizador: “Garanta acesso completo ao seu dispositivo. Recuse se não tem certeza”.

Um utilizador questiona: “Por que é que o Facebook precisa de permissão? O que está acontecer com esta empresa?”.

De acordo com análise do site Bleeping Computer

, em conversa com investigadores, o popup é provavelmente um erro da aplicação.

Nikolaos Chrysaidos, acredita que seja um problema num kit de desenvolvimento de software (SDK) chamado WhiteOps, usado para detetar fraudes relacionadas com propagandas. O investigador acredita que a empresa deva estar a implementar a ferramenta, daí a falha no software.

Até ao momento, a melhor recomendação, caso isso aconteça com a sua aplicação, é negar o super acesso ao Facebook.

[sc name=”assina3″ by=”ZAP” url=”https://canaltech.com.br/redes-sociais/app-do-facebook-esta-pedindo-acesso-total-e-permanente-a-usuarios-de-android-114152/” source=”CanalTech” url2=”https://ciberia.com.br/facebook-pedindo-acesso-total-e-permanente-android-39017″ source2=”Ciberia” url3=”https://www.bleepingcomputer.com/news/security/the-facebook-android-app-is-asking-for-superuser-privileges-and-users-are-freaking-out/” source3=”Bleeping Computer” ]