(dv) USFK / 8TH US ARMY
O Pentágono desvalorizou hoje a afirmação do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre o desenvolvimento de uma nova série de armas nucleares, afirmando que a defesa antimíssil dos Estados Unidos está pronta para defender o país.
Vladimir Putin afirmou que Moscovo testou armas que não podem ser intercetadas e tornam a defesa de mísseis da NATO “inútil”.
“Não se trata de defesa, mas sim de dissuasão“, disse a porta-voz do Pentágono Dana White, acrescentando que o Departamento de Defesa não ficou surpreso com as reivindicações sobre novas armas.
Dana White referiu que as defesas de mísseis dos EUA não foram projetadas com o arsenal nuclear da Rússia em mente, e que Moscovo sabe esse facto “muito bem”.
“Precisamos de garantir que temos uma dissuasão nuclear credível, e estamos confiantes de que estamos preparados para defender a nossa nação”, defendeu.
Os Estados Unidos defendem que os sistemas de defesa de mísseis na Europa não visam Moscovo, pois estão projetados para defender contra ameaças do Irão e da Coreia
do Norte.Putin disse que as novas armas incluem um míssil de cruzeiro de energia nuclear, um drone subaquático de energia nuclear que poderia ser armado com uma ogiva nuclear e um míssil hipersónico que não tem equivalente no mundo.
As afirmações de Putin ocorrem apenas um mês depois de o governo de Donald Trump lançar uma nova política nuclear, que assumiu uma posição mais agressiva sobre a necessidade de dissuadir a Rússia.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]
O discurso de Putin é tudo tanga... não há uma única imagem real, tudo rendering feito por software...