Pedro Parente / Lusa
O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
O estado de saúde do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, de 74 anos, está a causar preocupação e até já surgiram rumores de que ele teria morrido.
Segundo diz o Maka Angola, citando “informações fidedignas”, presidente angolano José Eduardo dos Santros viajou “de emergência” para Barcelona, para receber tratamento médico, no dia 1 de Maio, na companhia da mulher, Ana Paula dos Santos, do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança, o general “Kopelipa”, e do chefe adjunto da Unidade de Segurança Presidencial (USP), Kubanza.
Na viagem seguiriam, de acordo com a publicação, o médico pessoal de José Eduardo dos Santos e mais quatro médicos da Clínica Multiperfil, onde terá passado “algumas horas”, antes de rumar a Barcelona, devido aos alegados problemas de saúde.
O Maka Angola refere que “correm rumores sobre o agravamento do estado de saúde do presidente” e que a situação “está a causar grande apreensão entre as figuras cimeiras do MPLA, o partido que governa Angola há quase 42 anos”. No Facebook, chegou a correr até a notícia de que José Eduardo dos Santos teria morrido em Barcelona.
Mas o Observador apurou que o Presidente angolano deverá regressar a Angola na próxima segunda-feira, depois de fazer um tratamento na Clínica Planas na cidade catalã, numa unidade de oncologia onde já terá estado internado antes.
A viagem de José Eduardo dos Santos a Barcelona foi anunciada pela Casa Civil da Presidência da República, no passado dia 2 de Maio, como uma “visita privada”, conforme diz o Ver Angola.
Estas dúvidas em torno do estado clínico do governante levaram até o ex-ministro português João Soares a falar do assunto no seu perfil do Facebook, onde nota que recebeu de Angola “mensagens sobre a gravíssima situação de saúde em que estaria, em Barcelona, José Eduardo dos Santos”.
O actual deputado do PS também refere que espera que “as notícias sobre a morte de José Eduardo dos Santos sejam falsas” e que o Presidente de Angola possa “restabelecer-se e assistir a uma transição pacífica, e democrática, de poder na sua terra”.
José Eduardo dos Santos anunciou que vai deixar a política em 2018, ano em que completará 76 anos de idade. Uma decisão que terá sido tomada, segundo o Maka Angola, “devido ao seu frágil estado de saúde”.
Já o empresário e membro do Comité Central do MPLA, Bento dos Santos Kangamba, critica o que chama de “notícias irresponsáveis”, conforme declarações divulgadas pelo Angola24horas.com, e salienta a importância de “trabalhar para manter a estabilidade do país” e para preparar “com calma” as eleições presidenciais que vão determinar o sucessor de José Eduardo dos Santos.
Isabel dos Santos condena “falsas notícias” para criar “tumulto político em Angola”
A empresária Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano, condenou entretanto esta sexta-feira, através da sua conta na rede social Instagram, a difusão de “falsas notícias” para “criar confusão e tumulto político em Angola”.
Segundo o jornal Público, a mensagem surge no final de uma semana marcada pela circulação de rumores nas redes sociais sobre um possível agravamento do estado de saúde do Presidente.
“Até que ponto chega o egoísmo, e ambição desmedida destas pessoas, até ao ponto de ignorar, que existem familiares e amigos… Oportunistas e criadores de falsas notícias”, lê-se na mensagem, que termina com hashtags alusivas aos dois referidos órgãos e ao jornalista e activista Rafael Marques.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://www.movenoticias.com/2017/05/estado-saude-do-presidente-angola-gera-incertezas-preocupacao/” source=”Move Notícias”]
Coitadinho... estou mesmo preocupado com a saúde deste bandido...
Já os 99% de angolanos que não tem acesso a cuidados de saúde e os 80% que nem bilhete de identidade tem) não são noticia!...