O Estado está a desembolsar 100 euros por teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus aos laboratórios privados. 

De acordo com o jornal Público, o Estado português está a pagar 100 euros por cada teste para detetar a Covid-19 aos laboratórios privados com que possui acordos.

Desde a semana passada que têm sido abertos em vários pontos do país centros de testes, resultado das parcerias entre laboratórios privados, autarquias e autoridades regionais de saúde.

Para fazerem os testes de forma gratuita, os utentes têm de ser encaminhados pela Linha Saúde 24 ou pelos centros de saúde, sendo que, neste último caso, é necessário que a suspeita da infeção seja validada por uma linha de apoio aos médicos. Problema: Como tem sido noticiado, as duas linhas têm funcionado com bastante congestionamento.

Por isso, adianta o diário, uma grande maioria das análises que estão a ser realizadas nestes centros e nos próprios laboratórios é paga pelos particulares (entre 100 e 150 euros).

Esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) referiu que, não sendo possível testar todos os casos, os doentes para internar, os recém-nascidos, as grávidas e os profissionais de saúde sintomáticos são as pessoas com prioridade

para realizar o teste, avança o Diário de Notícias.

Seguem-se nesta cadeia de prioridades doentes com comorbilidades (como asma, insuficiência cardíaca ou diabetes), doentes em situações de maior vulnerabilidade (como residência em lares e unidades de convalescença) e, por fim, doentes com contacto próximo com as pessoas já referidas.

A Norma 004/2020, emitida esta segunda-feira, refere que esta cadeia de prioridades entra em vigor a partir da meia-noite de 26 de março.

Tal como recorda o Público, ontem, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que há capacidade para realizar 30 mil testes por dia (dez mil testes no SNS e 20 mil no setor privado).

Porém, os dados dos boletins diários da DGS mostram que o número de testes realizados está a diminuir: no domingo foram testadas 1895 pessoas, no sábado 1928 e na passada sexta-feira 2122.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]