Giampaolo Squarcina / Flickr

O valor pago pelo Estado em subsídios de desemprego atingiu o valor mais baixo desde 2006. Cada desempregado recebeu, em média, 448 euros por mês, em Maio, isto é, menos 18 euros do que em 2014 e quase menos 50 euros do que em 2012.

Estes dados são divulgados pelo Dinheiro Vivo, que aponta que esta queda nos valores pagos pelo subsídio de desemprego está relacionada com a “a queda dos salários, o facto de o governo ter baixado o tecto máximo do subsídio para 1.048 euros e o corte de 10%

aplicado ao fim de seis meses de prestação”.

Em queda está também o número de pessoas a receber subsídio de desemprego que atingiu o nível mais baixo desde Janeiro de 2009.

De acordo com dados do Instituto da Segurança Social (ISS) alusivos a Maio, referidos pelo Dinheiro Vivo, 279.563 beneficiários recebiam o subsídio de desemprego, ou seja, menos 18,1% do que no ano passado.

Em Fevereiro de 2013, havia 419.360 pessoas a receber subsídio de desemprego, o que ajuda a perceber a queda evidenciada.

Estes números ilustram uma ligeira queda nos níveis do desemprego, mas também são o resultado do facto de haver mais beneficiários que, embora continuando sem trabalho, já não têm direito ao subsídio.

ZAP