O Estado português investiu milhões de euros em vários obras que hoje não têm qualquer tipo de uso. Muitas delas foram feitas com a ajuda de fundos comunitários.

São várias as obras feitas pelo Estado que estão atualmente sem utilização, quer pública quer privada. Em Carrazeda de Ansiães, a Câmara construiu um cemitério que na altura custou cerca de 1,3 milhões de euros. No entanto, acabou por nunca ser utilizado até hoje. O mesmo se verifica num viaduto construído, que tem mais de 30 anos e nunca foi utilizado por falta de acessos.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias e dá vários exemplos de outras obras que custaram milhões de euros, mas que não estão a ter qualquer uso. Em declarações ao jornal, Ricardo Bento, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, explica que não houve “racionalidade territorial” na altura da construção destes equipamentos.

“O financiamento e a distribuição de verbas foram sempre feitos numa lógica distributiva igualitária”, disse Ricardo Bento. “Todos recebiam dinheiro para fazer, por exemplo, uma piscina ou um polidesportivo”, acrescentou. Vários municípios aproveitaram a oportunidade, mas acabaram por não dar o devido uso.

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, diz que a autarquia priorizara atualmente outros tipos de investimento

. No caso de Freixo de Espada à Cinta, onde as piscinas cobertas semiolímpicas estão fechadas, a autarca Maria do Céu Quintas conta que não tem interesse nenhum em mantê-las fechadas e que “é muito mais útil para as pessoas a ajuda que a Câmara dá do que ter as piscinas abertas”. O investimento foi de três milhões de euros.

Também em declarações ao JN, Fernando Freire de Sousa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, explica que certo projetos, “por vicissitudes particulares, os respetivos objetivos não terão sido atingidos“. Contudo, salienta que estes são casos excecionais e que, no geral, o investimento do Estado em infraestruturas tem vários “casos de sucesso”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]