Mike Stone / EPA

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou o primeiro ataque nos Estados Unidos, no domingo, contra uma organização islamófoba do Texas (sudoeste), e ameaçou perpetrar outros atentados.

“Dois soldados do califado realizaram um ataque contra uma exposição de caricaturas contra o profeta em Garland, Texas, América”, afirmou o movimento jihadista que proclamou um califado no Iraque e na Síria, no boletim radiofónico diário.

O ataque ocorreu na periferia de Dallas, onde decorria um concurso de caricaturas do profeta Maomé, organizado pela associação American Freedom Defense Initiative, considerada islamófoba

.

Um polícia abateu os dois homens fortemente armados que tentavam atacar o local. Um segurança ficou ligeiramente ferido.

“Os dois irmãos dispararam contra a exposição e feriram um polícia encarregado de proteger a exposição antes de morrerem no tiroteio”, acrescentou o EI, antes de ameaçar os Estados Unidos.

“Dizemos à América: o que está a ser preparado será mais importante e mais amargo. Vereis coisas horríveis feitas pelos soldados do Estado Islâmico”, ameaçaram os jihadistas.

De acordo com media norte-americanos, os dois alegados islamitas eram Elton Simpson, de 31 anos, e Nadir Soofi, de 34, que partilhavam, segundo o Los Angeles Times, um apartamento em Phoenix, Arizona, no sudoeste do país.

/Lusa