A Espanha voltou a estar sob a mira do auto-proclamado Estado Islâmico, que, numa nova mensagem divulgada nos sites de propaganda jihadista, ameaçou de morte todos os cidadãos hispânicos.

Segundo o jornal La Gaceta, o documento divulgado pelo Estado Islâmico, intitulado “Mensagem ao povo da Espanha. E para todos os países de língua espanhola“, foi analisado pelo Grupo de Estudos de Segurança Internacional da Universidade de Granada.

No texto, com data de 28 de março mas divulgada este domingo, a organização terrorista ameaça “matar todos os infiéis” e faz um ultimato aos espanhóis, uma “última hipótese de parar esta guerra devastadora”, para que retirem as suas tropas do conflito.

“Somos os seguidores do país Estado Islâmico, cuja capital é o estado de Raqqa, no Levante”, dizem os jihadistas no seu comunicado.

Vocês viveram dias negros durante os nossos ataques às vossas principais cidades, como Madrid, Paris, Londres, Bruxelas, e ao World Trade Center e ao Pentágono, nos Estados Unidos”, relata a mensagem, com bastantes erros ortográficos, numa alusão aos atentados jihadistas no ocidente.

“Os vossos líderes mataram pelo menos 300 civis inocentes na Síria e no Iraque”, diz o comunicado.

“Vamos matar qualquer infiel espanhol ‘inocente’ que se encontre em território muçulmano. Vamos matá-los nas suas cidades e vilas como planeado, da mesma forma que vocês mataram as nossas famílias”, acrescenta.

Esta é, segundo o jornal madrileno, a 20ª vez que o grupo terrorista ameaça directamente a Espanha.

O DAESH tem ameaçado igualmente todos os países ocidentais que participam nos ataques contra o grupo extremista em países de maioria muçulmana no Médio Oriente.

Em março, a organização terrorista fez uma ameaça directa a Portugal e à Hungria.

Já em novembro do ano passado o Estado Islâmico tinha ameaçado atacar Itália, Espanha e Portugal, num vídeo divulgado pelo Estado Islâmico que dava conta de que os próximos ataques poderiam ser feitos em Roma, capital italiana, e no território da Península Ibérica.

O interesse do EI nestes territórios explica-se pelo facto de, no primeiro caso, Roma ser a cidade na qual se estabelece o Vaticano, principal sede da religião cristã, e no caso da Península Ibérica por fazer parte dos antigos territórios da sua expansão histórica.

(dr) Empire of Fear

Em agosto do ano passado foi revelado um mapa elaborado pelos jihadistas, supostamente mostrando as regiões que o grupo pretende dominar até 2020 – incluindo toda a região do norte de África e boa parte da Europa, incluindo a Península Ibérica.

No mapa, o nosso país entra numa região que recebe o nome de Al-Andalus, designação árabe dada aos territórios de Portugal, Espanha e França ocupados pelos mouros no século VIII.

ZAP