O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) fez explodir o Estádio Olímpico da cidade iraquiana de Ramadi com recurso a 3,5 toneladas de explosivos.
A informação foi anunciada pelo próprio EI através das redes sociais, acompanhada de uma foto que está a ser divulgada por vários sites internacionais.
O ataque terá ocorrido no estádio, cuja construção não estava ainda terminada, alguns dias depois da retirada do local do exército iraquiano. As autoridades do país têm tentado reconquistar a cidade que está ocupada pelo Estado Islâmico desde 17 de Maio passado.
“Elementos do EI colocaram explosivos no interior do Estádio Olímpico e nas suas imediações na área a 18 km de Ramadi e detonaram-nos por controlo remoto, provocando o colapso de todo o Estádio”, contou uma fonte que não se quis identificar ao site IraqiNews.
Além do Estádio, a infraestrutura, que pretendia ser um símbolo do Iraque pós-Sadam Hussein, incluía pistas de atletismo, uma vila olímpica, um espaço para a comunicação social, um hotel com 80 quartos e até uma Biblioteca. Estava avaliada em 100 milhões de dólares.
O grupo terrorista terá armadilhado ainda outras zonas da mesma cidade com explosivos, para os detonar à passagem dos soldados.
ZAP
OS DE EI são criminosos e contra qualquer forma de entretenimento