Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos dias.

Segundo noticia esta quinta-feira a Antena 1, a compra de bicicletas elétricas vai receber apoio do Estado pela primeira vez, num valor máximo de 250 euros por pessoa.

De acordo com as estimativas do Governo, deverão ser apoiadas mil aquisições, sendo que os incentivos serão atribuídos pela ordem da chegada da candidatura e até que a verba disponibilizada para a medida seja esgotada.

Há ainda uma regra que deve ser observada, nomeadamente a existência de uma “fatura (ou uma declaração anexa por parte do vendedor) que tem de declarar que a bicicleta não é destinada ao desporto ou do tipo montanha ou de suspensão integral no sentido de apoiarmos apenas as bicicletas de utilização urbanas e citadinas, que são aquelas que normalmente para viagens mais frequentes”, explicou o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, em declarações à rádio.

A verba do Governo para veículos elétricos sobe, assim, para três milhões de euros, segundo explicou o governante, sublinhando que gostaria de reforçar os apoios públicos a outros meios de transporte. “Num contexto de recursos ilimitados, poderíamos pensar em apoiar todos os veículos elétricos, mas não é possível”, acrescentou.

Nesta quarta-feira, o Governo anunciou que vai deixar de apoiar a copra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. No entender do Governo,quem compra um veículo 100% elétrico que custe mais do que 60 mil euros vai fazê-lo independentemente de ter ou não o apoio pecuniário do Estado, pelo que não se justifica o incentivo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]