Os pais que se lamentam ao ouvir as canções adoradas pelos filhos provavelmente têm razão, uma vez que um estudo aponta que o nível médio das letras dos títulos de sucesso é em geral de fraco nível.

Uma equipa de cientistas melómanos analisou as letras de 225 canções que ocuparam o primeiro lugar na classificação das melhores vendas nos EUA desde 2005 e utilizaram testes normalizados para determinar o nível lexical.

O resultado mostrou que estes êxitos tinham um nível de leitura média de CE2 (3º ano de escolaridade), o que corresponde ao de uma criança de oito anos. Para mais, este nível está a baixar desde há dez anos.

A designada country music oferece as letras mais avançadas, com o R&B (rhythm & blues) e o hip-hop no fim da escala. A classificação melhor da country explica-se porque tem menos interjeições, como “yeah” ou “oh”, afirmou o principal autor do estudo, Andrew Powell-Morse.

Este adiantou que a metodologia utilizada concentrou-se apenas no nível de leitura, ignorando as metáforas ou as emoções exprimidas nas canções estudadas.

A canção com a classificação mais elevada foi a do cantor de country Blake Shelton designada “All about Tonight” (“Tudo sobre esta noite”, em tradução livre). A preocupação do estudo não é uma investigação centrada na filosofia, como mostra a escolha desta canção de 2010, que é uma ode à festa e às noites bem regadas.

Uma canção dos Red Hot Chili Peppers chamada “Dani California” surge em segundo lugar, com a sua letra a contar as aventuras de uma rapariga do sul dos EUA, cuja vida derrapa para o caos na Califórnia.

Por género musical, as canções de Mariah Carey são consideradas as mais elaboradas entre os artistas pop e as de Eminem entre as de hip-hop.

/Lusa