Tiago Petinga / Lusa
Em vez de três documentos separados, a TSF avança esta quinta-feira que a esquerda vai apresentar uma moção de rejeição conjunta ao programa de Governo de Passos Coelho.
A informação, apurada junto de fontes socialistas e bloquistas à TSF, é encarada como algo natural pelos três partidos e ainda só não foi tornada pública porque, para já, existe a “prioridade” de fechar um acordo.
Segundo as mesmas fontes, é quase certo que este acordo entre PS, BE e PCP fique acertado “durante a próxima semana”, sendo o passo seguinte a moção de rejeição.
O Bloco de Esquerda e o PCP foram os primeiros a anunciar que iam avançar com moções de rejeição a um programa de governo da coligação Portugal à Frente. Depois de a Comissão Política Nacional do PS se ter reunido na semana passada, ficou claro que os socialistas também iam dar início à preparação de uma moção.
Caso as moções de rejeição fossem apresentadas em três documentos separados e, se a primeira moção fosse aprovada, isto levaria a um chumbo do governo de Passos Coelho, pelo que as outras duas não teriam sequer oportunidade de ser votadas na Assembleia. Esta situação, descrita por uma das fontes como um “absurdo”, leva assim à decisão de apresentar um texto conjunto entre os três partidos.
O novo Executivo de Passos Coelho toma posse já amanhã, dia 30, pelas 12 horas. Segue-se a discussão do programa do Governo a 9 e 10 de novembro, dias anunciados pelos socialistas para apresentar o acordo com os partidos de esquerda.
ZAP
Carlos César foi posto na liderança do grupo parlamentar dos xuxalistas por 71 dos 85 votos possíveis (5 Votos contra e 9 brancos)?!?
Podem continuar a pavonear a cauda!