World Economic Forum / Flickr

A directora-geral do FMI, Christine Lagarde

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou esta sexta-feira que Espanha foi “o único país da zona euro” a subir nas previsões da instituição e mostrou-se “esperançada” numa descida do desemprego.

“De toda a zona euro, a Espanha é o único país onde as nossas previsões de crescimento foram revistas em alta“, afirmou Lagarde num breve encontro com jornalistas espanhóis em Washington e citada pela agência Efe.

As previsões divulgadas na terça-feira pelo FMI apontam para um crescimento de Espanha de 1,3% em 2014 e 1,7% em 2015, nos dois casos uma subida de uma décima em relação às previsões divulgadas há três meses.

Na opinião de Lagarde, “as reformas, o duro trabalho feito, os sacrifícios feitos pelas pessoas deram resultados”.

“O crescimento está a voltar a terreno positivo, as exportações estão a crescer e esperamos que o próximo sinal forte seja uma descida do desemprego”, acrescentou a diretora-geral do FMI.

Há um mês, Christine Lagarde já tinha afirmado que a Espanha é o único país da zona euro a progredir devido às reformas estruturais, numa entrevista a uma rádio francesa.

/Lusa