A jovem escoteira checa Lucie Myslikova, de apenas 16 anos, foi fotografada, com o seu uniforme de escoteira, a enfrentar um militante de um partido neonazi, durante uma manifestação na República Checa.
O momento foi capturado pelo fotógrafo amador Vladimir Cicmanec e está a correr o mundo, depois de a imagem ter saído na imprensa local e de ter sido partilhada na página do Facebook da Organização Mundial do Movimento de Escoteiros.
As redes sociais apaixonaram-se pela fotografia, que inclui bolas de sabão no ar a sublinhar a “poesia” do momento que ocorreu durante uma contra-manifestação a um comício de um partido neonazi, na cidade checa de Brno. Pura arte, dizem alguns.
Desde então, Lucie Myslikova tem-se desdobrado em entrevistas a órgãos de comunicação de todo o mundo, como a BBC ou o The Guardian. “Não estava com medo”, disse ao canal britânico numa entrevista por telefone.
“Mesmo que alguma coisa me acontecesse, as feridas físicas curam-se sempre. Mas se tivesse ficado calada ou se tivesse decidido não me envolver, deixaria uma ferida dentro de mim que nunca se curaria“, atira ainda a jovem.
Lucie também explica que falou com o militante neonazi sobre refugiados e imigrantes, dizendo-lhe que é preciso ajudar as pessoas que fogem da guerra. O homem terá replicado que ela acabaria por ser violada por essas pessoas que estava a defender.
“Fui para a contra-manifestação como alguém que estava determinada a mudar as coisas. Para mim, faz sentido tentar mudar o mundo que me rodeia”, diz ainda Lucie Myslikova, que aconselha os jovens da sua idade a “envolverem-se nestas coisas” e a estarem “atentos ao que acontece” no seu mundo.
[sc name=”assina” by=”SV, ZAP” source=”” ]
"Escoteira"?