As escolas estão a retirar os relógios analógicos das salas de aula porque os adolescentes não sabem ler a hora, disse um sindicato de professores do Reino Unido.
Para remediar o problema e substituir os relógios analógicos, os professores estão a instalar dispositivos digitais, depois de os alunos terem reclamado que não conseguem saber as horas durante os exames escolares.
Malcolm Trobe, vice-secretário geral da Association of School and College Leaders (ASCL) disse que os jovens se habituaram a usar dispositivos digitais. “A geração atual não consegue ler um relógio tradicional”, disse ao The Telegraph.
“Os jovens estão acostumados a olhar para o telemóvel e a ver uma representação digital das horas”, afirmou, adiantando que os professores querem que os alunos se sintam o mais relaxados possível durante os exames. Ter um relógio analógico tradicional numa sala de aula pode ser um motivo de stress desnecessário.
Assim, as escolas estão a fazer os possíveis para tornar tudo “tão fácil quanto possível” para facilitar a vida aos alunos durante a realização de um exame escolar. “Não queremos que eles levantem a mão para perguntar que horas são”, justificou.
Depois de terem apresentado esta solução na conferência Partners in Excellence, em Londres, vários professores partilharam as suas experiências nas redes sociais.
Stephanie Keenan, professora de inglês da Ruislip High School, no noroeste de Londres, disse que a sua escola instalou relógios digitais na sala de exames depois de concordar que muitos alunos do nono, décimo e décimo primeiro anos não conseguem ler a hora num relógio analógico.
Cheryl Quine, chefe de departamento da Cockermouth School e presidente da West Cumbria Network, concordou, acrescentando que a sua escola descobriu que muitas crianças não sabem ler a hora num relógio tradicional.
Quando os alunos chegam a uma escola secundária, supõe-se que estes saibam ler um relógio analógico, mas, na realidade, isso não acontece. “Pode ser um pouco triste chegar a esta conclusão, ver que um aluno não sabe interpretar um mostrador de relógio. Mas há, de facto, vantagens em usar um relógio digital“, admitiu Trobe.
No início deste ano, um médio pediatra alertou que as crianças estão a começar a ter dificuldade em segurar canetas devido ao uso excessivo da tecnologia. “Para segurar um lápis e movê-lo, precisamos de ter um forte controlo dos musculos finos dos dedos. As crianças precisam de oportunidades para desenvolver essas habilidades”, afirmou ao jornal a médica pediátrica Sally Payne.
“É mais fácil dar um iPad a uma criança do que incentivá-la a fazer exercícios de fortalecimento muscular, como construir blocos, cortar e colar, ou puxar brinquedos e cordas. Por esse motivo, as crianças não estão a desenvolver as habilidades básicas necessárias para agarrar e segurar um lápis”, concluiu.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Acho que sim.... coisa que se aprende na 1ª.