Twitter / "@EcoleEmileCohl

Foto original da Escola de Artes Émile Cohl, em França, antes do Photoshop que escureceu pele de alguns alunos.

Uma conceituada Escola francesa está envolvida em polémica por causa de uma fotografia que foi publicada nas Redes Sociais e que atesta como a cor de vários alunos foi escurecida, para parecerem negros.

A Escola de Design Emile Cohl, em Lyon, está em vias de se expandir para os EUA, onde prepara a abertura de um pólo em Los Angeles, na Califórnia. Foi no âmbito desse objectivo que surgiu a fotografia da polémica.

A imagem original que inclui vários alunos da Escola mostra que são todos brancos. Para dar um ar de diversidade ao estabelecimento de ensino, a pele de vários deles foi escurecida e duas jovens negras, que não participaram na sessão fotográfica, foram “implantadas” na foto.

O site informativo Rue89lyon.fr mostra as diferenças entre a foto original e a imagem composta que foi partilhada nas Redes Sociais, concluindo que se trata de uma “montagem bastante medíocre para uma Escola de grafismo e de desenho com reputação”.

A Direcção da Escola culpa uma agência de comunicação que estava a tratar do processo de divulgação nos EUA, e que, entretanto, foi dispensada.

A imagem já foi retirada das Redes Sociais da Escola, mas a polémica prossegue. O estabelecimento, que pretendia comprovar a sua diversidade e multiculturalidade, vê a sua imagem manchada da pior forma.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]