A polícia de antiguidades egípcias descobriu um antigo túmulo sob uma casa moderna perto das Grandes Pirâmides de Gizé, segundo informaram no domingo.
Numa declaração oficial, a Administração Geral da Polícia de Turismo e Antiguidades disse que a descoberta foi feita como parte dos seus esforços contínuos para detetar escavações ilegais em sítios arqueológicos.
De acordo com o comunicado, citado pelos meios locais, a polícia concluiu que um residente do distrito de Gize Nazlet El-Samman, perto das pirâmides, cavou ilegalmente sob a sua casa, em busca de artefactos antigos.
As autoridades acrescentaram que foram encontradas duas escavações ilegais, uma de 1,5 metro de profundidade e a segunda de quatro metros de profundidade.
Dentro de uma área escavada, foi descoberto um corredor, o que levou a uma sala de pedra com dimensões de dois metros por 2,5 metros. Dentro do quarto havia uma porta falsa, atrás da qual havia um poço esculpido na rocha
. Na outra área escavada, foi descoberta uma sala com seis estátuas de parede. Algumas das estátuas tinhas as cabeças e pernas partidas, diz a declaração.A declaração não deu mais detalhes sobre a natureza ou a idade das descobertas, que descreveu como “um antigo local de enterro”. A polícia, por outro lado, está a planear prender o dono da casa, que fugiu.
Várias pessoas foram mortas nos últimos anos no Egito, enquanto tentavam escavar à procura de artefactos antigos, o que é ilegal sem as devidas autorizações.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Não era mais fácil impedir a construção?