SXC

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social concluiu que foram praticadas ações enganosas nos programas da manhã e da tarde dos três canais por darem a entender que o prémio era em dinheiro.

O Conselho Regulador da ERC decidiu aplicar três contraordenações contra a RTP, SIC e a TVI devido “a práticas enganosas e agressivas” em concursos com participação telefónica, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

Em causa estão os concursos dos programas “Portugal no Coração” e “Aqui Portugal”, na RTP, “Queridas Manhãs”, “Boa Tarde” e “Portugal em Festa”, na SIC, e “A tarde é sua” e “Somos Portugal”, na TVI.

O visionamento, que decorreu de algumas participações feitas à ERC, incidiu em maio de 2014 e até julho do mesmo ano, altura em que foi assinado pelos três canais um acordo de auto-regulação nessa matéria.

Segundo a mesma fonte, as multas resultaram da prática de “ações enganosas e agressivas”, especialmente pelo facto de darem a entender que o prémio dos respetivos concursos era em dinheiro e ainda pela forma e pelo tempo que era feita essa promoção.

De acordo com a Lusa, os três canais incorrem em coimas que podem chegar aos 40 mil euros.

ZAP