Judite de Sousa / Facebook
A jornalista e apresentadora Judite de Sousa
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu um inquérito a uma reportagem emitida pela TVI, no domingo, no Jornal Nacional, sobre os incêndios em Pedrógão Grande. Em causa está uma peça com Judite de Sousa ao lado de um cadáver.
Num comunicado, a ERC explica que recebeu “mais de 100 participações que contestam o plano televisivo em que aparece um dos cadáveres da tragédia, na referida reportagem”, sobre o grande incêndio em Pedrógão Grande que provocou 64 vítimas mortais.
“A ERC, consciente do estado de choque em que o País se encontra, sintoniza-se com a sociedade portuguesa e espera que a comunicação social seja de uma sensibilidade profissional a toda a prova, neste momento de luto nacional”, refere.
Horas antes, também o Sindicato dos Jornalistas condenou o sensacionalismo da cobertura noticiosa dos incêndios, recordando que “não deve ser perturbada a dor” das pessoas envolvidas e apelando a acções contra os jornalistas incumpridores do Código Deontológico.
Em comunicado, o sindicato insta ainda os órgãos reguladores, nomeadamente a ERC e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, “a agirem” perante os casos de cobertura noticiosa que não cumpram as regras deontológicas.
TVI diz que “não recebe lições de ninguém”
A Direcção de Informação da TVI já reagiu ao processo da ERC e às críticas apontadas ao canal, realçando num comunicado que “não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais”.
A estação televisiva pede esclarecimentos ao regulador e acusa-o de “ensaiar julgamentos morais com critérios que não são explicados”.
“Porquê a TVI? Porquê só a TVI? E o que de especial havia nessa reportagem que motiva a ERC justificar-se com uma sintonia ‘com a sociedade portuguesa’ que nunca ninguém viu?”, questiona ainda o canal, citando exemplos de algumas práticas menos éticas levadas a cabo por outros órgãos de comunicação social.
O canal nota que outros órgãos de informação “decidiram revelar as fotos de crianças que morreram nos incêndios”, enquanto “outras televisões abriram os seus principais serviços noticiosos mostrando corpos espalhados no chão
“.“Conscientemente a TVI tem procurado respeitar a dor de quem sofre, sem a esconder“, sublinha também o comunicado que refere o “esforço de contenção” dos jornalistas do canal, “sem prejuízo do rigor, da verdade” e da “orientação editorial” definida do que é uma “notícia relevante”.
“A informação da TVI faz jornalismo. Apura factos, vai para o terreno, procura proximidade com os portugueses – e tem-no feito com sucesso, porque recolhe há anos consecutivos, mês após mês, a preferência da maioria dos cidadãos“, refere-se ainda no comunicado.
No seu perfil do Facebook, o director de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo, partilhou o comunicado do canal com a nota de que “não é a favor de nada, nem ninguém precisa de favor”, mas “apenas um manifesto contra esta forma de estar da carneirada“.
Polémica emissão da TVI lidera audiências
O Especial Informação da TVI, intitulado “Inferno em Pedrógão”, foi líder de audiências.
Durante o programa que tanta polémica gerou, nomeadamente nas redes sociais, devido à reportagem de Judite de Sousa nos escombros da tragédia, a TVI registou uma audiência média de 13,1% e share de 30,5%.
Foi assim, o programa mais visto no seu horário. Quase 1,3 milhões de espectadores acompanharam a emissão da estação de Queluz.
[sc name=”assina3″ by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” url2=”http://www.movenoticias.com/2017/06/tvi-reage-publicamente-ao-processo-instaurado-pela-erc/” source2=”Move” url3=”https://espalhafactos.com/2017/06/19/inferno-em-pedrogao-tvi-audiencias/” source3=”Espalha Factos” ]
mas esta tudo ''maluco'' em portugal. deixem a mulher trabalhar.... no meio da confusão dizemos e fazemos coisas que não é o que sentimos nem com o contexto que lhe querem dar. gente venenosa!!!! se diz é porque diz e se não diz deveria ter dito...... temos pessoa a fazerem coisas piores e está tudo de bico calado.... bem aventurados os pobres de espírito que é deles o reino dos céus..... deixem em paz as pessoas!!! eu vi e não entendi maldade em nada!!! e não venham já os comentários de ''tontos'' pois eu senti e vivi muito todos esses momentos de aflição e dor. deixem sossegar o povo exausto!!! haja respeito !!!! agora todos querem protagonismo com o infortúnio dos outros!!!!