Mário Cruz / Lusa

O Diretor de Informação da TVI e da TVI24, Sérgio Figueiredo, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já decidiu condenar TVI no caso da notícia sobre fecho iminente do Banif.

O Jornal de Negócios adianta que os membros do conselho regulador da ERC decidiram, por unanimidade, reprovar a estação televisiva. Uma deliberação preliminar obrigava a estação a transmitir em antena as conclusões do regulador.

A decisão ainda não foi divulgada formalmente. Na página da ERC encontra-se um resumo das decisões tomadas na reunião de 31 de agosto, a última do conselho regulador, que confirma que foi tomada uma decisão final.

Em dezembro do ano passado, a TVI24 passou em rodapé, durante um programa de debate futebolístico, a notícia que dava conta do fecho iminente do Banif, banco que viria a ser alvo de uma resolução alguns dias depois. A notícia da estação de Queluz de Baixo foi considerada fundamental na decisão de resolução do Banif, depois vendido ao Banco Santander.

De acordo com o Negócios, o regulador da comunicação social concluiu que a TVI não contactou todas as partes interessadas antes de avançar com a notícia do fecho e resolução do Banif, incluindo o próprio Banif, que segundo os responsáveis do banco terão sido surpreendidos pela notícia.

Ao parlamento, Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, garantiu que a estação avançou com “informação suficiente, credível e verdadeira”.

Sérgio Figueiredo afirmou ao Jornal de Negócios que ainda não foi informado da decisão e não adiantou comentários.

ZAP