António Cotrim / Lusa
As grandes decisões da PT eram tomadas por Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e de quem já se disse que era o “dono disto tudo”. A revelação foi feita pelo antigo administrador da PT, Rafael Mora, num interrogatório no âmbito da Operação Marquês.
Este dado é avançado pelo Sol que salienta que Rafael Mora disse aos investigadores do processo, que implica também José Sócrates, que Salgado mandava na PT e que reunia com frequência com o chairman da telefónica, Henrique Granadeiro, e com o CEO, Zeinal Bava, no edifício do BES.
Era “o Dr. Ricardo Salgado quem efectivamente definia as decisões a tomar no âmbito da PT, através de inúmeras reuniões que eram mantidas na sede do BES, onde se deslocavam quer o Zeinal Bava, quer o Henrique Granadeiro”, referiu Rafael Mora no testemunho prestado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, segundo cita o Sol.
O empresário espanhol que esteve na administração da PT, em 2008, revelou ainda que Salgado e Granadeiro mantinham contactos frequentes com José Sócrates. O Correio da Manhã acrescenta que o antigo primeiro-ministro acertou com Ricardo Salgado o negócio da PT com a Telefónica
para a venda da operadora brasileira Vivo.De acordo com este jornal, Sócrates terá feito pressão para que os espanhóis da Telefónica subissem a proposta dos 7,1 mil milhões de euros iniciais para os 7,5 mil milhões de euros, com que foi concretizado o negócio.
Ricardo Salgado é suspeito de ter pago quase 100 milhões de euros em “luvas” a Sócrates, Granadeiro, Bava e ao ex-ministro Armando Vara.
Primo de Sócrates renunciou à nacionalidade portuguesa
Entretanto, a SIC avança que o primo de Sócrates, José Paulo Pinto de Sousa, também arguido na Operação Marquês por suspeitas de ser um “testa de ferro” do antigo primeiro-ministro, se naturalizou brasileiro.
O primo de Sócrates é casado com uma brasileira e tem uma propriedade no Brasil, o que o levou a pedir a nacionalidade brasileira há dois anos, quando já tinha começado a investigação, avança a SIC.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
eheheh... quando toda a gente de bom senso e com dois dedos de testa, tantavam explicar ao povoleu o que se passava com o meliante socrates e sus muchachos... toda a gente assobiava para o lado ... especialmente a comunicaçao social .nao se sabe se a mando da palla se por sua alta recreaçao. gostava ainda de saber se algum jornalista que tentou revelar a verdade nessa altura foi ameaçado ou viu ameaças á sua familia..( excluindo se obviamente a manuela moura guedes) o que e muito provavel dado a grandeza do polvo e as implicaçoes politicas que o rato que queria comer sozinho este queijo retangular. uiui..neste momento tem que o partilhar com outros vorazes roedores do edificio portugues....mas nao menos coniventes nem menos culpados. pela destruiçao e pelo abuso do poder...para nao falar em alta traiçao a economia nacional.... ( lula e chaves bem vieram ca pedir financiamentos em troca de nada, que pelos vistos salgado facilitou em nome de socrates e do rato, com a conivencia dos jeronimos..