CV YouTube

Os habitantes de uma localidade chinesa ficaram espantados com a descoberta de um misterioso buraco no chão, a expelir fogo. Não havendo justificações evidentes para o que se passa, já se diz que é a porta de entrada para o inferno.

A insólita descoberta foi feita há algumas semanas numa montanha isolada na periferia de Urumqi, na Região Autónoma de Xinjiang Uyghur, nordeste da China.

Os moradores começaram por notar que o chão na região estava mais quente do que o habitual, até que, subitamente, surgiu um buraco a vomitar fogo.

Os geólogos ainda não conseguiram descobrir a profundidade do buraco, nem tão pouco esclarecer o que o explica, já que devido ao calor intenso não conseguem chegar perto o suficiente para investigarem.

A temperatura medida a uma distância de dois metros do local aponta para os 792ºC, reporta o jornal inglês Daily Mail.

Um vídeo da baptizada “porta do inferno” mostra os locais a incendiarem ramos e erva atirando-os para o rebordo do buraco.

Não se tratando de uma zona vulcânica, os geólogos locais acreditam que pode estar em causa um veio de carvão em combustão espontânea

.

“O fenómeno existe na área há algumas décadas”, explica o engenheiro Huang Wei, em declarações à Central TV Station chinesa, citadas pelo Daily Mail.

O mesmo especialista nota que é costume verificar algum fumo saído do solo desta montanha na Primavera e no Outono. O supervisor do Gabinete de Engenharia de Incêndios de Xinjiang Meitian, Chen Long, acrescenta, segundo refere o mesmo jornal, que nos anos de 1970 haveria várias minas de carvão em funcionamento na zona.

“A mineração primitiva e técnicas extintas levaram a que o carvão ardesse nas profundezas do solo. os operadores não selaram devidamente as minas, depois da descontinuação dos negócios, e isto levou a que o fogo subterrâneo chegasse à superfície da terra”, explica ainda Chen Long.

ZAP