BiblioArchives / LibraryArchives / Flickr
Os responsáveis de uma empresa de Famalicão líder mundial no fabrico de máquinas de curvar tubos e perfis queixam-se de dificuldades em encontrar no mercado profissionais “de excelência” para os seus quadros, desde engenheiros a serralheiros ou fresadores.
“Estamos à procura de novos engenheiros, do muito bom para o excecional, mas temos tido muita dificuldade em encontrá-los”, afirmou Manuel Barros, da administração da AMOB, durante uma visita do presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, à empresa.
Segundo Manuel Barros, a empresa tem-se visto obrigada a “acabar de formar”, nas suas instalações, os recém-licenciados que vai buscar às universidades.
O empresário aludiu a iguais dificuldades em encontrar bons serralheiros, fresadores, torneiros ou pintores, atribuindo as culpas, nomeadamente, à extinção das escolas industriais.
“Queremos um bom torneiro mas não existe. Tivemos uma placa durante meses na rua para admitir um pintor e não apareceu nenhum”, referiu.
Fundada em 1960, a AMOB transforma o aço que ali chega em máquinas industriais de última geração para curvatura de aço de tubos e perfis, sendo todos os componentes, incluindo robótica e software, desenvolvidos e produzidos pela empresa.
O resultado são máquinas únicas cujo preço pode ascender a três milhões de euros e que já estão espalhadas por 80 países dos cinco continentes. As máquinas estão ao serviço das indústrias naval, militar, química, petrolífera, aeronáutica e automóvel, entre muitas outras.
Entre elas está a MAH 1000, a maior máquina de arquear hidráulica do mundo, com 175 toneladas de peso, que foi vendida a uma empresa espanhola com capitais chineses e destinada à indústria de extração de minério.
/Lusa
O problema acontece comigo mesmo, estou desempregado a 4 anos, pois sou um desses tecnicos expecializados (area electronica), ao qual querem pagar 600 euros mes para trabalhar, pois eu prefiro passar fome que trabalhar como escravo. Mas claro que enquanto consegiuirem arranjar putos acabados formar a trabalhar por esse preço, nada vai mudar.