Alba Vigaray / EPA

“O emprego mais difícil do mundo” é uma campanha de recrutamento dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, no Algarve, que abriram candidaturas para “gente de fibra”.

Honestos face àquilo que são os requisitos para a profissão, a campanha de recrutamento termina a 26 de outubro e o vídeo foi criado em colaboração com uma agência de publicidade.

Com esta campanha diferente, os Bombeiros Voluntários de Albufeira pretendem inverter o baixo número de inscrições e chamar mais elementos para a profissão.

À TSF, Abel Zua, comandante dos bombeiros de Albufeira, explica que a decisão de lançar esta “arrojada” campanha foi feita para “não criar falsas expectativas” dado os “poucos incentivos para esta causa”.

De acordo com a TSF, há apenas 90 bombeiros no ativo, quando o número ideal seria de 120 elementos. “Somos um concelho com muita atividade turística e a população quase duplica no verão e, muitas das vezes, o efetivo não é o desejável para as ocorrências que existem”, conta Abel Zua.

No site do recrutamento exige-se pessoas de fibra para a “entrega a uma causa, muitas vezes com sacrifício da vida pessoal“.

À TVI24, o 2º comandante da corporação, Rui Fernandes, diz que se tentou passar “da forma mais honesta possível” a realidade das corporações.

Ao CM, Rui Fernandes disse ainda que “a partir do momento em que publicámos o vídeo na internet as inscrições aumentaram significativamente“.

Após o fecho das candidaturas, “serão realizadas provas físicas e técnicas para ver se as pessoas têm condições para ingressar na escola de bombeiros”, acrescentou o bombeiro.

A inscrição está limitada a pessoas entre os 18 e os 45 anos e a corporação afirma não querer saber das “qualidades” nem dos “defeitos” nem “onde pensas estar daqui a 5 anos”.

Apesar de não oferecer salário, os candidatos escolhidos receberão “desafios diários”, uma “farda de super-herói” e “um mundo melhor”. “A única maneira de conseguir este cargo é através da vontade”, lê-se no anúncio.

No dia 20, os Bombeiros de Albufeira vão realizar ainda um dia aberta no relvado do quartel para atrair potenciais candidatos.

Agora resta saber quem está realmente à altura do Emprego Mais Difícil do Mundo.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]