Michael Reynolds / EPA

O embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, com o candidato à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson

O embaixador britânico nos EUA demitiu-se do cargo, esta quarta-feira, considerando não ter condições para continuar depois da polémica com Donald Trump por causa da divulgação não autorizada dos seus memorandos.

Segundo o IndependentKim Darroch apresentou hoje a sua carta de demissão, considerando que o seu trabalho como embaixador britânico nos EUA se tornou “impossível” após a altercação com o Presidente norte-americano.

“Desde a fuga de informação que partiu desta embaixada que tem havido imensa especulação sobre a minha posição e duração do meu mandato enquanto embaixador. Quero pôr um fim a esta especulação. A situação atual faz com que seja impossível continuar a exercer as minhas funções como gostaria”, lê-se na carta enviada a Sir Simon McDonald, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

“Apesar do meu mandato terminar apenas no final do ano, acredito que as circunstâncias atuais fazem com que seja responsável permitir a escolha de um novo embaixador”.

McDonald aceitou a demissão “com profundo pesar pessoal”, associando-se ao lamento apresentado pela primeira-ministra, que referiu em comunicado “ficar desolada com esta decisão” do seu embaixador.

“Admiro o facto de pensar mais nos outros do que em si. Demonstra assim a essência dos valores do serviço público britânico”, afirmou McDonald na resposta à carta de demissão.

A polémica com Donald Trump começou depois da divulgação não autorizada, no domingo, pelo jornal Mail on Sunday, de memorandos privados em que o embaixador falava do chefe de Estado norte-americano como “inapto”, “incompetente” e “instável”.

O Presidente reagiu esta terça-feira, através da sua conta no Twitter, acusando o diplomata de ser “muito estúpido” e afirmando que Theresa May não soube lidar com o Brexit.

“O louco embaixador que o Reino Unido impingiu aos EUA não é alguém com quem estejamos muito entusiasmados, um homem muito estúpido. Ele deveria falar com o seu país, e com a primeira-ministra May, sobre as negociações falhadas do Brexit, e não ficar incomodado com as minhas críticas sobre quão mal foram feitas”, escreveu Trump.

“Eu disse a Theresa May como lidar com a questão, mas ela preferiu ir pelo seu tolo caminho e não o conseguiu fazer. Um desastre! Eu não conheço o embaixador, mas disseram-me que é um tonto pomposo. Digam-lhe que os EUA têm agora a melhor economia e forças militares do mundo”.

Depois deste incidente diplomático, as autoridades norte-americanas confirmaram que um encontro entre o secretário do Comércio britânico, Liam Fox, e o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, fora cancelado.

O ministro Jeremy Hunt, atualmente na corrida à liderança do Partido Conservador, disse que haverá uma investigação à divulgação das mensagens para se “chegar ao fundo” do incidente e que haverá “consequências muito sérias” para a pessoa responsável.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]