O criador de Rua Sésamo, Mark Saltzman, revelou finalmente o que já muitos suspeitavam: as personagens Egas e Becas da mítica série infantil sempre foram um casal.
Durante as 48 temporadas da série infantil, Egas e Becas viveram juntos e partilharam as mais variadas aventuras na sua Rua Sésamo. Agora, em declarações à revista Queerty, o argumentista Mark Saltzman, criador das personagens e vencedor de vários Emmy, confirmou que Egas e Becas são mais do que amigos: são um casal gay.
Numa entrevista onde aborda a sua própria “saída do armário”, nos anos 1980, o argumentista confirmou o que já muitos fãs suspeitavam, após décadas de suspeitas da relação entre as duas personagens de animação, que na versão original norte-americana se chamam Ernie e Bert.
“Lembro-me de que uma vez, numa coluna do The San Francisco Chronicle, uma criança pequena perguntou à mãe se o Egas e o Becas eram amantes. Isso vindo de uma criança de jardim de infância foi engraçado“, conta o criador da série.
“A pergunta circulou, toda a gente se riu e cada um voltou à sua vida, mas eu sempre senti que, sem uma grande agenda, sempre que estava a escrever sobre o Becas e o Egas eles eram de facto um casal. Eu não tinha outra maneira de contextualizá-los”, explica Saltzman.
As duas personagens eram bastante inspiradas no próprio guionista e no seu namorado, o editor de imagem Arnold Glassman, seu companheiro durante 20 anos, até à sua morte em 2003. “Algumas pessoas referiam-se ao Arne e a mim como o Bert e o Arnie
“, diz Saltzman.São apenas amigos, diz a Sesame Workshop
Em reacção às revelações de Mark Saltzman, a ONG Sesame Workshop, organização educativa responsável por Sesame Street, publicou uma declaração no Twitter, na qual desmente que Egas e Becas tenham qualquer orientação sexual.
“Como sempre mantivemos, Egas e Becas são melhores amigos. Foram criados para ensinar as crianças em idade pré-escolar que as pessoas podem ser amigos dos que são muito diferentes de si próprios”, diz a ONG.
“Apesar de serem identificados como masculinos e terem muitas características humanas, Egas e Becas são apenas bonecos, e não têm orientação sexual“, conclui a ONG.
Rua Sésamo é a versão portuguesa do programa infantil norte-americano Sesame Street. Foi exibida pela RTP entre 6 de novembro de 1989 e 27 de maio de 1996, num total de 440 episódios de 30 minutos.
Aguarda-se agora que Saltzman revele o segredo daquele que, depois de Egas e Becas, é o mais famoso personagem da mítica série infantil: o misterioso Monstro das Bolachas.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”” ]
Hoje em dia há uma necessidade brutal de se chocar os chamados casais "normais", para que nos obriguem a aceitar o que Não é normal, como se fosse.
Até os bonecos animados já tem que ter orientação gay... para que de pequenino achem que essa orientação é que é normal .... NÃO É NORMAL ... está tudo PODRE, estão nas grandes empresas, nos pontos estratégicos da sociedade, nos governos ... controlam tudo e fazem a vida num inferno a quem não é da sua laia.
Não tenho nada contra a orientação sexual de cada um ... desde que o façam das portas para dentro como os casais ditos "Normais".
Entra-se num exagero total... todos tem que sair do armário ... haja vergonha ...