Steven Bevacqua / Flickr

O eclipse total da madrugada desta terça-feira, que deixou a Lua vermelha, foi o primeiro de quatro eclipses lunares totais consecutivos, entre 2014 e 2015. Perante esta série de fenómenos, alguns Cristãos questionam uma possível relação com o regresso de Jesus à Terra e com o fim do mundo.

Nas primeiras horas desta terça-feira, 15 de Abril, a Lua alinhou-se com a sombra da Terra, em relação ao Sol, e adquiriu um tom avermelhado.

De acordo com a NASA, há cerca de dois eclipses lunares por ano. Nos próximos 18 meses, porém, serão quatro as vezes em que a Lua vai ficar vermelha, todas elas durante feriados judaicos.

Uma série de livros foram já publicados em torno do fenómeno, com os autores a citarem uma passagem da Bíblia que se refere à Lua a transformar-se em sangue: “O sol converter-se-á em trevas, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor“, Joel 2:31.

Também no Novo Testamento se pode ler a mesma profecia.

Um livro tem, no entanto, sido alvo de destaque, estando actualmente no top de vendas do The New York Times e USA Today, para além de ter ficado 152 dias no top 100 de livros da Amazon.

Neste livro de John Hagee, um pastor do Texas, intitulado “Quatro Luas de Sangue: Alguma Coisa Vai Mudar“, o autor afirma que algo se vai passar com o povo de Israel durante estes fenómenos.

Os quatro eclipses ocorrem, para além deste de 15 de Abril, a 8 de Outubro de 2014, e a 4 de Abril e 28 de Setembro do próximo ano. Os eclipses de Abril acontecem durante a Páscoa e os outros coincidem com a Festa Judaica dos Tabernáculos.

Hagee escreve que, de cada vez que decorre uma tétrade – conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem numa sequência de dois anos -, algo traumático e várias mudanças acontecem a Israel e ao mundo.

Em 1492, os Judeus foram expulsos de Espanha e Cristóvão Colombo descobriu a América, dando aos Judeus um lugar para ir; em 1948, nasceu o novo estado de Israel e, em 1967, Israel ganhou a guerra dos Seis Dias e reconquistou Jerusalém.

De acordo com a NASA, durante o intervalo de 300 anos, entre 1600 e 1900, não existiram quaisquer tétrades.

Desta vez, Hagee sugere que Israel vai entrar numa enorme batalha, denominada Armageddon, e que Jesus vai regressar à Terra.

De acordo com o autor, esta é a altura em que nos devemos  começar a preparar para o fim do mundo como o conhecemos.

CG, ZAP