Toto Lozano, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que caso os cidadão não conseguissem desinfetar as máscaras com álcool, podiam mergulhá-las em gasolina ou gasóleo.

Rodrigo Duterte apelou aos cidadãos que usassem máscara de proteção individual para travar o agravamento da pandemia de covid-19 no país. No entanto, o Presidente filipino disse para as pessoas desinfetarem a máscara ao mergulhá-la em gasolina ou gasóleo.

Num discurso transmitido na televisão, esta terça-feira, Duterte salientou a importância do uso de máscara para controlar a propagação do novo coronavírus. As Filipinas registaram, até ao momento, mais de 70.000 casos positivos e 1.800 mortes.

Duterte aproveitou também para anunciar planos para aumentar a capacidade de testagem do país. Os número de casos e mortes nas Filipinas podem ser bem maiores do que aquilo que é oficialmente conhecido.

Além disso, para aqueles que não cumprirem as medidas de segurança sanitária impostas pelo Governo, a detenção pode ser a resposta. É “um crime sério” espalhar covid-19,

disse o Presidente filipino, citado pela Newsweek.

“Se você for levado à esquadra e for detido lá, isso dar-lhe-á uma lição para todo a vida”, disse Duterte, referindo-se a qualquer pessoa encontrada sem máscara.

Duterte disse que aqueles que pretendam reutilizar a máscara devem “borrifá-la com álcool ou lisol” e depois deixá-la a secar. Para aqueles que não tenham dinheiro para isso, devem “mergulhá-la em gasolina ou gasóleo”.

Para além de não haver provas científicas de que a gasolina ou o gasóleo matam o coronavírus, a inalação destes combustíveis pode ser perigosa para a saúde das pessoas.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]