Uma aeronave não tripulada sobrevoou este domingo o aeroporto de Lisboa, num incidente que as autoridades consideraram “perigosíssimo”, por ter colocado em risco a aterragem e decolagem de aviões.
Um drone violou este domingo o espaço aéreo do Aeroporto de Lisboa, colocando em risco toda a operação dos serviços do aeroporto.
Segundo o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, GPIAA, este foi o quarto caso, em 2016, de sobrevoo de drones junto a áreas reservadas à aviação.
Em 2015 foram registados pelo GPIAA 9 casos semelhantes, e em 2014 ocorreram 4 casos.
O director do GPIAA, Álvaro Neves
, ouvido pela TSF, considerou o incidente “extremamente crítico e perigosíssimo para a operação normal da aviação tripulada”.Segundo o responsável do Gabinete, o drone entrou cerca do meio dia no espaço do aeroporto de Lisboa, e “sobrevoou as pistas e a placa, pondo em risco a própria operação do aeroporto, consequentemente, obrigando as autoridades a tomar medidas”.
De acordo com o jornal Público, nem o drone nem o dono do aparelho foram identificados. Depois de ter sido accionado o alarme, a aeronave e o seu proprietário desapareceram por completo.
O caso surge na véspera da apresentação da primeira lei nacional para regulamentar a utilização de “pequenas aeronaves não tripuladas”.
ZAP
São pessoas destas inconscientes que dão mau nome ao aeromodelismo e UAVs.
Eu tenho vários drones e nunca faria nem faço aventuras dessas.
Para mais que os meus se recusariam a voar a menos de 5 km do aeroporto pois
estãp programados com No Fly zones.