Se é proprietário de um carro Volkswagen apetrechado com o software fraudulento que a marca instalou em diversos veículos a diesel, pode pedir a devolução do dinheiro que pagou por ele.

O alerta é da DECO, que sustenta que “o cliente tem direito a anular o negócio, uma vez que comprou um produto que não corresponde ao que foi anunciado”, conforme destaca o secretário-geral da Associação de Defesa do Consumidor, Jorge Morgado, em declarações ao Diário Económico.

“Para tal, deverá dirigir-se ao concessionário onde efectuou a compra e, em troca do seu veículo, será ressarcido com o valor comercial do mesmo”, acrescenta Jorge Morgado.

O representante da DECO refere também que “se a avaliação comercial ao carro for feita de forma justa, ou seja respeitando os valores de mercado, esta será também uma forma de limpar a imagem da marca ou marcas envolvidas nesta fraude”.

Ao Diário Económico, Jorge Morgado nota ainda que a Associação já tem sido contactada por vários proprietários de carros afectados pela fraude nos testes de emissões poluentes, solicitando esclarecimentos sobre o que podem fazer.

No seguimento deste escândalo, e conforme reportou o Dinheiro Vivo na semana passada, o número de carros da marca Volkswagen à venda no Standvirtual, um dos maiores sites de venda de automóveis de Portugal, quase triplicou.

ZAP