O filho de Donald Trump comparou os refugiados sírios a uma taça de Skittles (doces de açúcar com sabor a fruta), alguns dos quais envenenados, sugerindo que os Estados Unidos não deviam aceitar nenhum refugiado.
“Se tivesse uma tigela de Skittles e eu lhe dissesse que três deles podiam matá-lo, tirava uma mão cheia? Este é o nosso problema com os refugiados sírios”, lê-se na fotografia partilhada no Twitter por Donald Trump Jr.
A acompanhar a imagem está uma legenda escrita pelo próprio: “Esta imagem diz tudo. Vamos acabar com a agenda do politicamente correto que não põe a América em primeiro lugar”.
A mensagem divulgada tem o logótipo e o slogan da campanha presidencial e está a ser alvo de críticas nas redes sociais.
No entanto, o comentário não é original – Joe Walsh, um antigo congressista republicano, já tinha divulgado esta comparação e afirmou que fica contente por o filho do candidato republicano concordar consigo.
O antigo responsável pelos discursos de Barack Obama respondeu diretamente a Trump Jr, relembrando Omran Daqneesh
, a criança síria que sobreviveu a um bombardeamento em Aleppo.“Esta é uma de milhões de crianças que hoje comparaste a Skittles venenosos”, escreveu Jon Favreau.
Segundo o The Guardian, a empresa Wrigley – detentora dos Skittles – não considerou que a analogia seja apropriada, uma vez que “os Skittles são doces e os refugiados são pessoas”.
A empresa pretende abster-se sobre esta polémica para que não seja “mal interpretada” como uma estratégia de marketing.
Donald Trump tem sido muito criticado devido aos seus comentários sobre imigrantes e refugiados, incluindo a defesa da proibição de entrada de muçulmanos nos Estados Unidos.
O candidato republicano opõe-se fortemente ao plano do ainda Presidente norte-americano de receber no país, até ao final deste mês, 10 mil refugiados sírios.
BZR, ZAP / Lusa
Tal pai tal filho! Eu não pude escolher anormais como este. Tenho de os aguentar e esperar que "americanos" decidam o futuro do mundo. Ai se eu pudesse escolher...