Os deputados do PSD são os que mais faltam aos plenários da Assembleia da República, mas o PS é o Partido que lidera nas ausências, fazendo a média ao número de representantes no hemiciclo. E de todos os deputados da última legislatura, apenas dois nunca faltaram.

Estes dados foram recolhidos pelo Jornal de Notícias que adianta que os deputados sociais-democratas deram 3207 faltas às reuniões parlamentares. Sendo 108 os elementos do Partido de Passos Coelho no Parlamento, significa que cada um faltou em média um mês.

No caso dos socialistas, os deputados deram 2705 faltas, o que, tratando-se de 74 deputados, dá uma média de 37 dias de faltas por cada um.

No CDS o Jornal de Notícias contabilizou 739 faltas, o que, em 24 deputados, representa uma média de 31 dias.

O PCP soma apenas 261 faltas e o Bloco de Esquerda um total de 134 faltas.

Os Verdes, com apenas dois deputados, contabilizam 10 faltas.

O deputado que soma mais faltas é João Soares do PS, exactamente 154 faltas, 82 das quais em missão parlamentar, 6 injustificadas e 66 justificadas, conforme aponta o Jornal de Notícias.

Segue-se Carlos Páscoa Gonçalves do PSD, com 152 faltas, 16 das mesmas em missão parlamentar e 136 justificadas.

Mota Amaral do PSD soma 139 faltas, 106 em missão parlamentar e 33 justificadas, e Maria João Ávila, também do PSD, conta 135 faltas, 7 em missão parlamentar e 128 justificadas.

O socialista José Lello fecha o “top 5” dos deputados mais faltosos com 121 faltas, 69 em missão parlamentar e 52 justificadas.

De acordo com os dados consultados pelo Jornal de Notícias, de todos os deputados da última legislatura, apenas dois nunca faltaram, respectivamente Pedro Filipe Soares (BE) e Carlos Santos Silva (PSD).

ZAP