Tiago Petinga / Lusa
António Costa e Mário Centeno
A dívida pública portuguesa continua a crescer sem travão e nos cinco primeiros meses do ano cresceu 2,8%, o que representa o dobro do crescimento da economia neste mesmo período.
Os dados da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), citados pelo Correio da Manhã, mostram a tendência de endividamento do Estado, nos últimos anos, e apontam que em Maio passado a dívida pública de Portugal se situava nos 232,8 mil milhões de euros.
Trata-se de um aumento de 2,8% só nos primeiros cinco meses do ano, o que representa o dobro do crescimento da economia durante o mesmo período.
Estamos a falar de um aumento de 6,2 mil milhões de euros, refere o Correio da Manhã.
“A despesa com juros e outros encargos líquidos da dívida directa do Estado nos primeiros cinco meses do ano fixou-se em 3,054 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 10,3%, valor superior ao implícito para o conjunto do ano (6,4%)”, nota ainda o CM, numa citação de um alerta da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
O jornal sustenta que no período de 2005 a 2012, a dívida do Estado cresceu, em média, 10% ao ano, enquanto a economia registou um crescimento quase nulo. Nos últimos três anos, o endividamento foi de 4,7% ao ano.
ZAP
Povo burro vai-me fazer pagar mais um resgate, pelo menos metam o Sócrates lá mais um bocadinho, a culpa é da conjuntura mundial, do Brexit, do aquecimento global e do Pokemon, a mim só me apetece mandar a todos mais o pokemon para o poc%#$
Curti em especial a segunda noticia da almofada financeira que vai ser usada para equilibrar a dívida, quem é que deixou mesmo essa almofada? quem foi? fomos nós com tanto sacrificio e com o governo do PSD, mais 2 ou 3 anos e estamos outra vez enrascados a pedir novo resgate e a queicharmo-nos dos juros