(dr) Wook

O jornalista Fernando Esteves, diretor do Polígrafo

Fernando Esteves, diretor do jornal Polígrafo, que acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado, entre 2005 e abril de 2017, manteve ao mesmo tempo uma participação na Alter Ego, empresa de serviços de consultoria em comunicação, revelou esta terça-feira a revista em questão.

Essa informação, divulgada pela Sábado, faz parte da acusação do Ministério Público no processo Máfia do Sangue, no qual consta que a Alter Ego trabalhou para a Octapharma e para Paulo Lalanda e Castro, o principal arguido. Acontece que as profissões de jornalista e de assessor são incompatíveis.

De acordo com aquele órgão de comunicação, Lalanda e Castro, ex-diretor da Octapharma em Portugal, e o médico Luís Cunha Ribeiro contrataram a Alter Ego tratar da sua assessoria, através de um contrato feito com o sócio de Fernando Esteves, Pedro Coelho dos Santos.

Segundo os registos comerciais da empresa, referidos pela Sábado, Fernando Esteves foi sócio da Alter Ego até 2018. Contactado, apenas admitiu àquele órgão de comunicação ter sido “negligente” no acompanhamento das contas da empresa. Afirmou ainda que desconhecia os clientes do seu sócio Pedro Coelho dos Santos.

Na passada semana, o médico Luís Cunha Ribeiro

foi acusado pelo Ministério Público, ex-presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, de um crime de corrupção passiva e de mais outros dez ilícitos de falsificação, abuso de poder e branqueamento de capitais. Paulo Lalanda e Castro foi acusado de 21 crimes, incluindo três de corrupção ativa.

Acusadas de um crime de corrupção passiva foram ainda uma médica imuno-hemoterapeuta, que trabalha no Hospital de São João, no Porto, e uma farmacêutica, que fazia parte da Associação Portuguesa de Hemofilia. O advogado Paulo Farinha Alves foi acusado de falsificação na forma tentada e de branqueamento de capitais. A irmã de Lalanda e Castro está acusada de três de falsificação e dois de branqueamento.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]