Os diplomatas ganham, em média, mais 39% do que o Presidente da República e mais 48% do que o primeiro-ministro. Os dados são da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público que apontam esta profissão como a mais bem paga do Estado.

A média mensal de rendimentos de um diplomata ronda os 10.143 euros brutos, avança o Correio da Manhã, que cita os dados da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público.

Com este valor, os diplomatas surgem, assim, como os funcionários do Estado mais bem pagos, amealhando mais do que o Presidente da República e do que o primeiro-ministro de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa aufere 7.305 euros mensais, enquanto António Costa ganha 6.848 euros, de acordo com o mesmo jornal.

As informações da DGAEP revelam que os diplomatas tiveram o maior crescimento remuneratório entre os funcionários do Estado, entre Outubro de 2016 e Outubro de 2017, com os seus ganhos mensais a aumentarem 12,4%

, passando de 9.026 euros brutos para 10.143 euros.

O CM atesta que o “abono de representação”, verba atribuída mensalmente “em função da importância da Embaixada de Portugal no estrangeiro”, conta especialmente para o salário dos diplomatas. O jornal nota que “os montantes variam entre cerca de cinco mil euros e 11 mil euros por mês”.

No caso da Embaixada de Portugal em Madrid, por exemplo, o Embaixador tem um salário mensal de cerca de 2.500 euros, mas recebe ainda 10.817 euros de abono de representação, de acordo com o CM.

Em Outubro de 2017, Portugal tinha 350 diplomatas.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]