José Sena Goulão / Lusa
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas
A Direção-Geral da Saúde (DGS) admitiu, esta terça-feira, que pode ter havido uma dupla contagem do número de infetados com covid-19 no Porto.
Entre domingo e segunda-feira, o número de casos de covid-19 no concelho do Porto registou um aumento de 524 notificações, passando de 417 para 941. Contudo, estas contas podem estar erradas, dado que o aumento no concelho ultrapassaria o total da Região Norte e o total registado em 24 horas em todo o país, que foi de 446 casos.
Ao Jornal de Notícias, a Direção-Geral da Saúde explicou que está a ser utilizada uma “metodologia mista” que recolhe dados reportados pelas administrações regionais de saúde e pela plataforma Sinave (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica), na qual os médicos inserem a informação sobre os doentes.
Assim, “o universo pode ser indevidamente maior do que o número de casos por dupla contagem”, disse fonte da DGS ao diário.
Para evitar a duplicação, a DGS passará a utilizar apenas os dados do Sinave já a partir desta terça-feira, mas tal pode resultar numa redução de casos reportados. Segundo explica o JN, esta alteração pode levar a que sejam reportados apenas 70% a 75% do total de casos no país.
Portugal registou esta segunda-feira 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Com o devido respeito, esta senhora nao tem genica para o cargo e deveria recolher-se em casa.