Paulo Novais / Lusa
A taxa de desemprego caiu para 6,4% em julho deste ano, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, e terá descido para 6,2% em agosto.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a estimativa provisória da taxa de desemprego de agosto é 6,2%, valor inferior em 0,2 pontos percentuais face a julho.
Em julho, a taxa de desemprego situou-se em 6,4%, valor inferior em 0,1 pontos percentuais ao do mês anterior, em menos 0,2 pontos à taxa de três meses antes, e em 0,4 pontos face ao do mesmo mês de 2018.
O valor de julho representa uma revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais da estimativa provisória divulgada há um mês.
A primeira estimativa do INE para agosto ainda está sujeita a revisões, uma vez que este é um mês de muitas contratações para trabalho temporário. A confirmar-se o valor provisório de agosto, avança a revista Sábado, este poderá ser o número mais baixo dos últimos 17 anos.
Seja como for, para julho, o instituto identificou uma redução na ordem dos cinco mil desempregados, ao mesmo tempo que mais 11,4 mil pessoas encontraram trabalho. Ou seja, houve um aumento da participação no mercado de trabalho, com uma subida da população ativa na ordem dos 6,4 mil pessoas.
Em julho, escreve o jornal Público, havia 332,7 mil pessoas desempregadas e, em agosto, haverá 318,8 mil cidadãos fora do mercado laboral.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]
Mais um para campanha!....