Uma equipa de cientistas do Laboratório de Pesquisa Física da cidade indiana de Ahmedabad encontrou um expo planeta com uma massa aproximadamente 27 vezes maior que a Terra. Este planeta orbita uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 600 anos-luz da Terra.

De acordo com o artigo publicado no The Astronomical Journal, estima-se que o astro recentemente descoberto seja mais de sete vezes mais próximo da sua estrela do que a Terra, o que significa que um ano dura aproximadamente 19,5 dias. O planeta será conhecido por EPIC 11945201b ou K2-236b.

Além disso, os investigadores descobriram que a temperatura da superfície do planeta – que é seis vezes o raio da Terra – é de cerca de 600 graus Celsius, já que está muito próxima da estrela hospedeira. Assim, o EPIC 211945201b deve ser inabitável, segundo os cientistas indianos.

A equipa, liderada por Abhijit Chakraborty, passou um ano e meio no Observatório Gurushikhar, em Mount Abu, na Índia, a estudar as mudanças de luz vindas da estrela hospedeira do planeta  K2-236 e a fazer uma confirmação independente da sua massa.

“Nós observamos aqui fortes evidências de um sub-Saturno em torno do EPIC 211945201 e confirmamos a sua natureza planetária”, disse a equipa de cientistas.

Com esta descoberta, a Índia juntou-se a um restrito grupo de países que descobriram novos planetas. Além de confirmar o avanço tecnológico e científico da Índia, a descoberta ajudará a compreender o mecanismo de formação dos planetas do tipo super-Neptuno ou sub-Saturno, que estão muito próximos da estrela-mãe, segundo apontam os cientistas.

A Organização de Pesquisa Espacial Indiana fez grandes progressos nos últimos anos, estabelecendo novos recordes para lançamentos de satélites e colocando uma sonda na órbita de Marte – tudo com custos incrivelmente eficientes.

Nos dias de hoje, os expo planetas não são assim tão raros: existem, confirmados, cerca de 3.786. No entanto, a grande maioria (cerca de 2.600) foram observados e depois confirmados como planetas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA.

O expoplaneta 55 Cancri é o planeta confirmado com o ano mais curto: regista um ano a cada 17 horas e 41 minutos. De acordo com a Star Date, 55 Cancri é uma estrela semelhante ao Sol e possui cinco planetas conhecidos. O mais interno, chamado de “super-Terra”, é apenas um pouco mais pesado que o nosso planeta sendo, por isso, um dos planetas mais leves alguma vez descobertos.

[sc name=”assina2″ by=”ZAP” url=”https://actualidad.rt.com/actualidad/275491-descubrir-planeta-ano-durar-deicinueve-dias?” source=”RT” url2=”https://www.sciencealert.com/india-discovers-amazing-planet-year-lasts-19-5-days-600-lightyears” source2=”Science Alert” ]