Pintura do artista francês Eloi Firmin Feron que retrata a Batalha de Arçufe

Um arqueólogo diz ter localizado, em Israel, um dos principais campos de batalha da Terceira Cruzada: o local onde Ricardo I de Inglaterra e as suas tropas derrotaram as forças muçulmanas na Batalha de Arçufe.

De acordo com o site Live Science, outros historiadores tentaram localizar o sítio onde ocorreu a Batalha de Arçufe, pois sabiam que aconteceu a norte do que agora é Tel Aviv. Mas um arqueólogo do Instituto Zinman de Arqueologia, da Universidade de Haifa, diz ser o primeiro a descobrir a sua localização exata.

Rafael Lewis sabia que a batalha, que ocorreu no dia 7 de setembro de 1191, começou perto da aldeia de Arçufe, mas não sabia exatamente onde. Por isso, analisou fotografias aéreas e históricas e registos escritos mantidos por pessoas que passaram pela aldeia.

O investigador também examinou a forma da paisagem e relatos arqueológicos, até ter uma boa ideia de onde poderia ter sido o campo de batalha. De seguida, foi até lá para procurar artefactos do conflito.

(dr) Rafael Lewis

O campo onde terá sido a batalha fica perto da cidade de Tel Aviv

Com a ajuda de um detetor de metais, Lewis encontrou uma placa de ferro (possivelmente de um capacete), acessórios de ferro de arnês de cavalo e um prego de ferradura que, segundo o arqueólogo, era uma ferramenta usada em Inglaterra e em França durante os séculos XII e XIII.

O investigador também encontrou duas pontas de flecha: uma projetada para perfurar armaduras e outra que era mais plana, como um disco, projetada para atingir cavalos, acrescenta o mesmo site.

Este local foi descrito, em maio passado, no número 38 da Série de Monografias do Instituto de Arqueologia Sonia e Marco Nadler.

A Batalha de Arçufe foi um confronto militar travado durante a Terceira Cruzada, na qual Ricardo I de Inglaterra, também conhecido por “Ricardo Coração de Leão”, derrotou as forças do sultão aiúbida Saladino.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]