sibilino / Flickr

O famoso exército de Terracota de Qin Shi Huang tinha uma arma secreta: uma besta com um alcance de 800m

Uma equipa de arqueólogos descobriu a “arma secreta” que ajuda a explicar o êxito militar do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, que entre 221 e 207 A.C. conseguiu pela primeira  vez a unificação do país.

A arma em causa é uma besta com mais de 2000 anos, encontrada nas famosas jazidas do Exército de Terracota, na província de Shaanxi.

Segundo os arqueólogos, citados pelo China Daily, esta besta seria a arma mais avançada da época.

O exemplar encontrado, o mais completo e bem preservado dos exemplares de bestas até agora encontrados no local, tem um arco de 145 cm, com uma corda de 130 cm, o que lhe permitiria disparar flechas a mais de 800 metros de distância – o dobro do alcance de uma arma automática AK-47 moderna.

O alcance da arma terá permitido ao exército de Qin Shi Huang ganhar vantagem sobre os exércitos adversários e vencer quase todas as suas batalhas como Sun Tzu recomenda: antes de começarem.

dr Zhang Tianzhu / ECNS

A besta com que o exército do primeiro imperador da China conquistou o mundo

O arqueólogo Shen Maosheng, líder da equipa de investigadores, sublinha que a descoberta de uma arma “tão sofisticada para a época” pode explicar o que era até agora o segredo do rápido êxito militar do imperador Huang.

A descoberta permite ainda lançar luz sobre a função das duas varas, usualmente encontradas junto das bestas descobertas no local.

“Quando limpámos as varas, descobrimos três orifícios, equidistantes entre si”, diz Maosheng.

“Concluímos que estas varas seriam usadas para acomodar a besta e pendurar as cordas, preservando a arma e mantendo a sua tensão ao longo do tempo”, explica o arqueólogo.

A análise destes achados vai agora permitir aos cientistas construir um modelo exacto da “arma secreta” de Qin Shi Huang e calcular com exactidão o alcance das suas flechas.

ZAP