António Cotrim / Lusa

André Silva, o único deputado do PAN eleito em 2015, apresentou 316 iniciativas legislativas, a que se somam 1.281 perguntas e requerimentos ao Governo. 

De acordo com os dados consultados pelo Jornal de Notícias, estas iniciativas são mais do que todas as propostas de lei feitas pela bancada inteira do Partido Socialista, que conta com 85 deputados.

Com apenas um deputado, o PAN apresentou 316 iniciativas legislativas no Parlamento, das quais 158 foram projetos de lei e 158 projetos de resolução. Além disto, efetuou ainda 1281 perguntas e requerimentos ao Governo, sendo que 735 tiveram resposta.

Ao todo, os deputados do PS apresentaram 257 iniciativas legislativas – 93 projetos de lei e 164 projetos e propostas de resolução -, o número mais baixo entre todos os partidos, de acordo com o mesmo jornal. O vice-presidente da bancada dos socialistas, João Paulo Correia, lamentou que as contas feitas pelo jornal não incluam “as propostas de alteração apresentadas na totalidade”. “O PS apresentou centenas que foram decisivas para os textos aprovados”, declarou.

No primeiro lugar do pódio do está o Bloco de Esquerda, que conta com 19 deputados, com 765 iniciativas legislativas apresentadas por uma bancada com 19 deputados. Segue-se o PCP (730 iniciativas, 15 deputados), o CDS (471 propostas, 18 deputados), o PSD (433 iniciativas, 89 parlamentares) e os Verdes (297 propostas para dois deputados). O PAN e o PS encerram a lista.

Para André Silva, os dados mostram “a importância do PAN no panorama político português”, como explicou ao JN, destacando as iniciativas do partido em áreas que “tendiam a ser menosprezadas ou mesmo esquecidas” como os direitos dos animais e as alterações climáticas.

Durante a última legislatura, de acordo com o Expresso, deram entrada no Parlamento um total de 3700 iniciativas legislativas (1412 projetos de lei e 2288 resoluções).

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]