@Natymarq / Twitter

“Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda”: a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

A deputada Victoria Donda Pérez é o assunto do momento na Argentina. Tudo porque resolveu amamentar a filha de oito meses durante uma sessão no Parlamento.

O momento foi captado por um canal de televisão e divulgado inicialmente pelo jornal peruano Peru21 que salientava que a deputada “demonstrou ser uma mãe a tempo completo”, conciliando esse papel com as suas responsabilidades parlamentares.

A fotografia tem feito, entretanto, um êxito tremendo nas Redes Sociais com aplausos de muitas mulheres, nomeadamente mães e feministas, mas também com críticas.

Não há consenso quanto ao acto da deputada de 37 anos que é também advogada e activista dos Direitos Humanos.

Do lado dos críticos, há quem considere que está em causa um comportamento inadequado, sobretudo por ter ocorrido num local tão cerimonioso como o Parlamento.

O facto de Victoria Donda Pérez não ter tapado os seios durante o processo de amamentação parece ser o ponto mais relevado e já há quem lhe chame “a deputada sexy

“.

Victoria Donda Pérez não fez até ao momento qualquer comentário público sobre o assunto e há quem especule se o seu gesto foi meramente natural ou teve como intenção vincar uma posição política e social.

Em 2007, então com 29 anos, a deputada tornou-se na mulher mais jovem a ter lugar no Parlamento argentino e já tinha dado que falar quando levou a filha para a cerimónia oficial de recepção ao presidente da Bolívia, Evo Morales.

A amamentação em locais públicos é um tema que continua a dividir opiniões e muitas considerações de tipo moralista.

A discussão tem sido ampla e global de tal forma que até o Papa Francisco já fez a sua consideração sobre o assunto, aconselhando as enfermeiras da Capela Sistina a amamentarem os seus filhos neste local sagrado sempre que seja preciso.

SV, ZAP