Centenas de emigrantes terão viajado expressamente para Montalegre, para votarem nas eleições autárquicas do passado domingo, num caso de possível fraude eleitoral que foi denunciado pela RTP1 e que terá já sido encaminhado para o Ministério Público.
O programa “Sexta às 9”, da RTP1, denuncia o que parece ser um caso de fraude eleitoral, depois de ter filmado centenas de emigrantes a chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, onde os aguardava um presidente da Junta de Freguesia do concelho de Montalegre, que se recandidatava às eleições pelo PS.
As centenas de emigrantes “são recolhidos e encaminhados para autocarros
“, relata a reportagem da RTP.No dia da votação, no passado dia 1 de Outubro, os mesmos emigrantes foram encontrados pela RTP a votar na freguesia onde o referido presidente de Junta foi reeleito. Na investigação, não foi possível apurar quem pagou as viagens dos emigrantes, mas fica no ar a dúvida de que podem ter sido pagas pelo autarca reeleito.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) suspeita de eventual manipulação de votos e já encaminhou o caso para o Ministério Público, assegura o “Sexta às 9”.
A RTP1 avaliou também os registos da abstenção das eleições legislativas, comparativamente com os números desta última eleição autárquica, e concluiu que “a abstenção caiu e os votos no PS cresceram na mesma proporção”.
Segundo a investigação do canal público, neste ano, só no concelho de Montalegre, “surgiram mais 1641 eleitores” do que o habitual, garantindo ao PS “quase o dobro dos votos alcançados nas ultimas legislativas”.
O que foi passado na RTP com o presidente de junta a receber no aeroporto os votantes que vieram em grupo é bem evidente a forma de caciquismo utilizado pelas gentes de um determinado partido, assim de facto ganham-se eleições! Restará saber se o polvo não terá tentáculos maiores e se não se alastrará a outros partidos, duvido que o Ministério Público ou a CNE venham a pôr tudo isto em pratos limpos.