É conhecido que deixar de fumar traz benefícios para a saúde física dos fumadores, incluindo a redução do risco de cancro do pulmão e de doenças cardíacas. Mas agora um novo estudo sugere que largar o vício do tabaco pode melhorar também a saúde mental.

No estudo em causa, publicado na revista científica BMJ, uma equipa de investigadores liderada pela professora de Medicina Judith J Prochaska analisou a informação recolhida em 26 estudos anteriores, e descobriu que as pessoas que deixaram de fumar tiveram uma redução do estado de depressão, ansiedade e stress e uma maior boa disposição e qualidade de vida comparativamente com quem continuou a fumar.

Estas conclusões aplicam-se tanto à população em geral quanto aos grupos com doenças mentais, revelaram os investigadores.

Stanford.edu

Professora Judith Prochaska, da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

A descoberta contradiz a ideia generalizada de que fumar faz bem à saúde mental.

Muitos fumadores continuam a fumar precisamente por sentirem que o hábito alivia a sensação de depressão, ansiedade e stress, referem os investigadores.

Mas os cigarros poderão na realidade estar apenas a aliviar os sintomas de privação, incluindo a irritabilidade, ansiedade e depressão, o que pode ser confundido com “melhorar a disposição”.

“Os fumadores podem ter a certeza: deixar de fumar traz benefícios à saúde mental”, asseguram os investigadores. “Desafiar a ideia pré-concebida de que fumar faz bem à mente poderá ajudar muitos fumadores a parar de fumar”, acrescentam.

No entanto, o estudo não prova uma relação de causalidade entre deixar de fumar e experimentar melhorias na saúde mental. Por exemplo, as melhorias poderão ser devidas apenas ao processo de tentar deixar de fumar e não necessariamente a tê-lo conseguido.

Agora que está provado que afinal deixar de fumar melhora a saúde mental, resta saber quando aparecerá o estudo a provar que afinal piora a saúde física – nomeadamente pelo aumento de peso causado pela troca de cada cigarro por qualquer coisa que se coma.

AJB*, ZAP

* 2 meses, 7 dias e muito bem disposto